Deputados sergipanos tomam posse em 1º de fevereiro
31/01/2023 12:18 em Últimas Notícias

Os 24 deputados estaduais, escolhidos pelo povo sergipano nas últimas eleições de 2022, serão empossados na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta próxima quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023. A solenidade será realizada no Plenário do Palácio Governador João Alves Filho, sede do Poder Legislativo, a partir das 15 horas. A Sessão Preparatória de Posse serão acompanhadas por autoridades políticas do Estado, amigos e familiares dos parlamentares.

O acesso ao Plenário Deputado Pedro Paes Azevedo tem capacidade para receber 100 pessoas nas galerias do térreo e 2º andar, mediante apresentação de convite exclusivo ou credenciamento de imprensa. No hall da Casa Legislativa será instalado telão para acompanhar a solenidade.

Após a posse dos deputados, será dado início a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe para o biênio 2023-2025. A votação será o marco inicial da 20ª Legislatura da Alese, que ocorre com a Sessão de Instalação no dia 2. 

As cerimônias serão transmitidas ao vivo pelo canal 5.2 da TV Alese e pela plataforma do Youtube @tvalese. A cobertura em tempo real também será feita pelas redes sociais e site do órgão. 

Como será a Solenidade de Posse

Conforme a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Alese, assumirá a direção do evento de Posse o último presidente da Assembleia. Nesse ato, o Presidente convidará dois deputados de partidos diferentes para servirem como 1° e 2° Secretários.

Em seguida ocorrerá  à tomada de Compromisso Legal, que é o Juramento. De pé, o Presidente, bem como todos os Deputados, proferirá o seguinte texto: “Prometo desempenhar fiel e lealmente o mandato que me foi confiado, promovendo o bem geral do Estado de Sergipe, dentro das normas constitucionais”.

Neste momento, o Presidente realizará a chamada dos deputados pelo nome de Registro de Nascimento e não pelo nome parlamentar, registrado na justiça eleitoral. Cada Deputado, ainda de pé, braço direito estendido, palma da mão voltada para baixo, declarará: “Assim o prometo”.

Finalizado o rito da cerimônia de posse, os deputados irão dar sequência à Sessão Preparatória para eleição da Mesa Diretora. 

20ª Legislatura 

Com a eleição da Mesa Diretora, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizará já no dia 02 de fevereiro às 9h30, Sessão de Instalação da 20ª Legislatura, cenário que ocorrerá com a Leitura da Mensagem Governamental. A 20ª Legislatura começa no dia 1º de fevereiro de 2023 e termina no dia 31 de janeiro de 2027.

O governador Fábio Mitidieri (PSD) já tem presença confirmada na sessão inaugural. Ele fará a leitura da mensagem governamental e apresentará suas metas e objetivos para o ano de 2023 do Poder Executivo.

 

Foto: Joel Luiz/Alese

Diretoria de Comunicação – DIRCOM

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!