Prefeitura e Energisa lançam Natal Iluminado da Sementeira e orlas
18/11/2022 15:43 em Últimas Notícias
A Prefeitura de Aracaju e a Energisa lançaram, nesta sexta-feira, 18, o Natal Iluminado do Parque da Sementeira e das orlas e avenidas da cidade. Serão mais de 22 milhões de pontos de luz na decoração especial destes espaços. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, esta é a forma do município celebrar as festividades natalinas ao mesmo tempo em que se fortalece como ponto de atração turística. As luzes do Parque da Sementeira e das orlas serão acesas no dia 1º de dezembro - e se unem ao Natal Iluminado do Centro, realizado em parceria com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), cuja abertura ocorre neste sábado, 19.
 


“São três grandes blocos do Natal Iluminado em Aracaju. O primeiro bloco, com a Fecomércio, no Centro; o da Sementeira, com a Energisa, e o das orlas e das avenidas, realizado pela nossa administração. Todos serão maiores do que dos anos anteriores, com várias novidades, ampliação dos pontos de luz. São cinco milhões de pontos na praça Fausto Cardoso, sete milhões de pontos na Sementeira e mais 17 milhões de pontos de energia de luz nas orlas e avenidas, deixando a cidade inteira iluminada. Aracaju é, hoje, a cidade do Nordeste que tem a maior quantidade de iluminação natalina, o que nos transforma num polo de atração turística”, afirmou o prefeito, em entrevista à imprensa.

“O Natal Iluminado tem também seu caráter de celebração, de comemorarmos o nascimento de Jesus, de nos confraternizarmos. Nosso objetivo com esta iluminação especial da cidade é trazer mais amor, paz, felicidade e, acima de tudo, unir os aracajuanos, sergipanos e brasileiros, para que 2023 seja um ano melhor”, declarou Edvaldo, durante seu discurso. A solenidade foi o primeiro ato público com a presença do prefeito, após sua internação no último final de semana, por causa de uma pequena alteração no músculo do coração. Edvaldo recebeu alta na segunda-feira, 14.

Parque da Sementeira

A ornamentação do Parque da Sementeira contará com 198 elementos iluminados com mais de 7,5 milhões de lâmpadas LED. As principais novidades são as árvores cerejeiras 3D; árvores de pixel com sistema de efeitos personalizados, e globo de neve plástico 3D com abertura para crianças interagirem com neve artificial. A decoração ainda contará com um túnel luminoso de 25 metros, Casa do Papai Noel, locomotiva luminosa de fibra, árvore 2023, árvore 3D flutuante de 12 metros, caixas de presentes flutuantes, arcadas com os 3 Reis Magos flutuantes, entre outros atrativos. O acendimento das luzes acontece no dia 1° de dezembro e segue até 6 de janeiro.

“Todo ano a gente faz esse movimento, é uma devolução para a sociedade. Esse projeto é cuidado com muito carinho. Iniciamos sempre no mês de abril, na busca dos parceiros, na busca de novos elementos decorativos. Teremos árvores de cinco mil pixels, vamos ter toda a parte do corredor de entrada com as cerejeiras em 3D, iluminando, mudando de cor. Também, para as crianças poderem tirar foto de lá, o globo vai ter neve, o tradicional Papai Noel. Esperamos um Natal de muito otimismo e de esperança para o ano que vem”, afirmou o presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais.  

Orlas e avenidas

Executada com recursos próprios da prefeitura, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a decoração das orlas e avenidas contará com 15 milhões de pontos de luz e 2 mil peças decorativas. Receberão iluminação as avenidas Senador Júlio César Leite (no Aeroporto); Hermes Fontes; Beira Mar; Tancredo Neves, Euclides Figueiredo e Ivo do Prado, além do Morro do Urubu. As orlas da Atalaia, Pôr do Sol e Porto Dantas também recebem decoração.

“Tanto a zona Norte, como o Centro e a zona Sul são contempladas com o Natal Iluminado, que é um só, alcançando toda a cidade. Então, não só o Morro do Urubu, mas a Orla Porto Danças, a Euclides Figueiredo, Tancredo Neves, Hermes Fontes, a Beira Mar, a Ivo do Prado, Orla da Atalaia, Orla Pôr do Sol, a zona do Aeroporto, criando assim um circuito de decoração natalina dentro do município, algo que é muito importante para a economia e atração de turistas”, ressaltou o presidente da Emsurb e coordenador do Natal Iluminado, Luiz Roberto Dantas.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, o Natal Iluminado se tornou um dos maiores eventos de Aracaju. “É bem estruturado, bem organizado e traz para Aracaju vários turistas. O Nordeste todo hoje reconhece Aracaju como sendo o melhor Natal do Nordeste. Isso é bom porque vai trazer turista, consequentemente, os hotéis, bares e restaurantes ficarão lotados. Esse Natal, da forma como vem sendo programado, durante esses anos, pela Prefeitura, tem se constituído um cartão postal para que possamos levar para os agentes de viagem e para as operadoras de turismo”, avaliou.

 

 

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!