Equipe do BID encerra última Missão de 2022 com saldo positivo das ações realizadas pela Prefeitura
10/11/2022 17:59 em Últimas Notícias

Iniciada na última segunda-feira, 7, a Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na capital sergipana, foi encerrada nesta quinta-feira, 10, com avaliação positiva das ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju. Ao longo desta semana, equipes da gestão municipal, da instituição financeira e da Diagonal Social, estiveram debruçadas em visitas e avaliações dos empreendimentos executados com recursos do BID, a exemplo da avenida Perimetral Oeste. 


O convênio junto ao Banco totaliza um investimento de 75 milhões de dólares, voltados para construção da avenida Perimetral Oeste, a revitalização do Parque da Sementeira - em andamento -, a construção de unidades habitacionais, equipamentos sociais, praças, ecopontos e de uma unidade de conservação. Durante esta semana, cada um dos itens do pacote de investimento recebeu a visita e avaliação da equipe do BID. A previsão é de que o programa seja finalizado até 2024.

A primeira Missão do BID realizada em 2022 ocorreu no mês de junho. Naquele momento, algumas recomendações foram feitas no sentido de aprimorar as ações que já vinham sendo realizadas. Hoje, com o encerramento da segunda e última Missão do ano, a equipe concluiu os trabalhos destacando o nível de excelência da Prefeitura, não só no cumprimento das metas, mas na superação delas. 

A coordenadora da Unidade de Coordenação do Programa (UCP) de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju, Michele Lemos, ressalta o empenho da gestão municipal em dar andamento às obras, mas, principalmente, em olhar para as questões sociais envolvidas. 

“A Missão saiu com um resultado positivo das avaliações da execução que o Município já vem tratando dentro do âmbito do Programa, tanto na questão social quanto ambiental, mais reforço nas políticas de salvaguarda que a gente já vem realizando. O intercâmbio de informação que acaba sendo muito positivo, quando a gente recebe uma missão, nos auxilia a incorporar novas práticas e reforça o que já viemos executando de positivo na nossa paleta de intervenções. Ficamos satisfeitos com os elogios e com as proposituras da equipe do BID, que veio em missão de supervisão. Está previsto o retorno da missão, no ano que vem, e pretendemos continuar com os avanços no reassentamento, na realocação das famílias, no caso da Perimetral, e em todas as entregas que estão previstas no projeto”, acrescenta Michele. 
Perimetral Oeste 

Além dos demais projetos abarcados pelo convênio junto ao BID, a gestão municipal foca, principalmente, na obra da avenida Perimetral Oeste, prioritária para a Prefeitura de Aracaju. Planejada para interligar os municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, a via medirá mais de 7,5 km de extensão e será dotada de toda a infraestrutura necessária para melhorar, de maneira sensível, o trânsito na região. Em sua totalidade, a nova avenida receberá um investimento de R$ 150 milhões.

No momento, a Prefeitura já iniciou as obras das etapas 1 e 3, das quatro existentes no projeto, e o objetivo primordial é garantir a atenção às famílias diretamente envolvidas no contexto da obra. 

Em junho, na primeira Missão do BID do ano, a Prefeitura havia começado o trabalho na primeira etapa e, hoje, as metas planejadas foram cumpridas, com vistas no melhor aproveitamento futuro. 

A meta, naquele primeiro momento, era obter 130 aceites nas reuniões de reassentamento e indenização, no entanto, até esta quinta-feira, já foram registrados 164 aceites, conforme a coordenadora social do Programa de Requalificação Urbana e diretora de Habitação e Gestão Social da Prefeitura, Rosária Rabelo. 
“Estamos conseguindo avançar nas negociações e isso nos dá uma alegria imensa, do ponto de vista do reassentamento das famílias, da comunicação junto a elas, da transparência do projeto. Saímos desse encerramento da missão muito satisfeitos por termos cumprido as metas estabelecidas e ver que, de fato, o programa está avançando, especialmente na área social que é tão difícil de ser trabalhada. Ontem, por exemplo, tivemos uma roda de conversa com as famílias e obtemos um saldo muito positivo, sobretudo por termos um diálogo intenso e transparente com elas, afinal, o projeto da Perimetral vai não só trazer uma mudança de espaço, mas de vida. E também não é meramente entregar casas, alinhada a todo esse processo de reassentamento. Há um acompanhamento das vidas dessas famílias para que, ao final, possamos medir qual o impacto do projeto na vida delas.

Para a coordenadora do projeto na Diagonal Social, empresa contratada para realizar o Trabalho Técnico Social (TTS), Daniela Muniz, o trabalho integrado entre a Prefeitura e a empresa tem feito toda a diferença nas ações sociais da Perimetral. 
“Essa integração soma diferentes conhecimentos, diferentes papéis nesse trabalho, então, não só a equipe da Diagonal e da Diretoria de Habitação da Prefeitura, como também da Emurb [Empresa Municipal de Obras e Urbanização], fazem com que cada ente envolvido consiga trazer a sua parcela de contribuição, na sua responsabilidade específica, e isso dá agilidade nas decisões, rapidez na resolução de dificuldades, e troca de conhecimento. Portanto, a avaliação positiva do BID, também, é reflexo dessa integração, que faz com que o todo esteja trazendo resultados positivos”, frisa Daniela. 

Foto:Marcelle Cristinne

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!