Com o retorno do Pré-Caju, que será realizado de 4 a 6 de novembro com o apoio da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal da Assistência Social se prepara para atuar no evento com cerca de 15 profissionais por dia. A pasta ficará à frente do Camarote da Acessibilidade, junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).
Paralelo a isso, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social, da Proteção Social Especial (PSE), atuarão em todo o percurso de uma das maiores prévias carnavalescas do país, promovendo a identificação de possíveis violações de direitos e garantindo os encaminhamentos necessários para toda rede de proteção e garantia dos direitos.
"A Secretaria atuará com uma equipe de abordagem, dessa vez um pouco mais ampliada, por conta da extensão da avenida onde acontecerá o Pré-Caju. Essas equipes de abordagem atuarão nesse percurso e atenderão, também, as demandas espontâneas. Se trata de equipes técnicas preparadas para atuar frente à toda e qualquer ocorrência de violação de direito", explica a secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana.
A secretária destaca, ainda, que o Camarote da Acessibilidade terá capacidade máxima, por dia, de 80 pessoas, ou seja, 40 PcDs e 40 acompanhantes. O espaço também vai dispor de profissionais técnicos do Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia) da Assistência Social, além de conselheiros do CMDPcD.
"O Camarote da Acessibilidade foi disponibilizado e a Secretaria fará toda logística deste espaço. Não expandimos o quantitativo de pessoas, pois precisamos que esse camarote tenha espaço suficiente para a circulação de cadeirantes. Temos uma parceria com o CMDPcD, onde, todos os dias, teremos representantes do Conselho e equipes de apoio da Secretaria para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência", ressalta a gestora.
Camarote da Acessibilidade
O Camarote da Acessibilidade é uma área exclusiva adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que dá acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em um espaço privilegiado, onde poderão curtir os blocos carnavalescos com alegria, conforto e segurança.
Para acessar o espaço exclusivo, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem se dirigir ao Camarote da Acessibilidade portando documento com foto e que comprove a deficiência.
Serviço de Abordagem Social
O Serviço de Abordagem Social contará com uma equipe composta por dez técnicos de referência dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no âmbito da Proteção Social Especial, que atuarão em toda extensão do Pré-Caju, bem como no atendimento de demandas espontâneas e encaminhadas através de órgãos da rede de proteção, tais como situação de trabalho infantil, crianças e adolescentes desacompanhados ou violências contra grupos vulneráveis.
"Será um trabalho realmente voltado a garantia de direitos de todos que estejam na área do evento, até porque a Secretaria da Assistência Social é preparada, com equipes que tem conhecimento técnico para atuar nesses momentos e com as diversas demandas", assegura Simone.
Por: Ascom/Assistência Social