Para combater o desrespeito à legislação de trânsito e os comportamentos inseguros, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju tem intensificado a fiscalização em pontos críticos da cidade. Em Aracaju, quatro tipos de infrações lideram o ranking das autuações: excesso de velocidade, estacionar em locais proibidos, avanço de sinal vermelho e dirigir segurando o celular.
"A maioria dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se os condutores adotassem comportamentos mais seguros e obedecessem a legislação. Para coibir as condutas inseguras e infrações de trânsito que potencializam o risco de acidentes, intensificamos a fiscalização e direcionamos agentes de trânsito para locais de maior circulação de veículos, e também para as vias e cruzamentos com maior índice de acidentes", explica o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.
No cruzamento da avenida Pedro Calazans com rua Maruim, local que tem registros de acidentes provocados pelo desrespeito à sinalização, agentes de trânsito fizeram uma fiscalização e, em apenas 30 minutos, nove veículos foram autuados por fazer conversão à esquerda em local proibido, mesmo o local estando devidamente sinalizado.
"Exclusivamente nesse ponto da cidade, a sinalização, que já existia, foi reforçada para coibir as infrações de trânsito e os acidentes, mas, mesmo assim, os condutores insistem em não respeitar a sinalização. Durante dois dias de fiscalização, 37 veículos foram flagrados cometendo infrações de trânsito e foram autuados", aponta Thiago.
Outro tipo de desrespeito à legislação de trânsito é a circulação de motocicletas nas ciclovias e ciclofaixas. Durante uma fiscalização de rotina na avenida Augusto Franco, em 40 minutos, dez motociclistas foram flagrados e autuados por circularem pela ciclovia. Esse tipo de infração é gravíssima, incide em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 880,41.
Educação
Além de fiscalizar, a SMTT desenvolve um trabalho rotineiro com ações educativas e de conscientização voltadas para todos que fazem o trânsito. São feitas ações, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) e do grupo Cones de Teatro, em faixas de pedestres, ciclovias, escolas, empresas e em vias com grande fluxo de veículos e com registro expressivo no número de acidentes.
"Educar e conscientizar é o caminho para ter um trânsito mais seguro, com menos acidentes e menos mortes, por isso, a SMTT de Aracaju desenvolve ações educativas rotineiramente para levar essa mensagem de respeito e cuidado no trânsito. Temos o Grupo Cones de Teatro que leva essa mensagem de forma lúdica, em especial para as crianças, que são nossos futuros condutores e que, desde cedo, já precisam ter essa consciência do que é o trânsito", ressalta o superintendente da SMTT, Renato Telles.
Sinalização
A SMTT também tem intensificado o trabalho de pintura e revitalização da sinalização viária vertical e horizontal da cidade, para garantir mais segurança à população e aos condutores. Placas de sinalização são substituídas e recolocadas, e a pintura de faixa de pedestres, eixo e bordo está sendo refeita nas avenidas e ruas da capital. Esta semana, por exemplo, sinalizações de vias do conjunto Costa e Silva foram revitalizadas.