Com programa Ver a Vida, Prefeitura cuida da saúde ocular da população aracajuana
Últimas Notícias
Publicado em 13/10/2022


A saúde dos olhos ganha destaque nesta quinta-feira, 13, com a comemoração do Dia Mundial da Visão. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de alertar sobre a importância do cuidado ocular, evitando que doenças como catarata e glaucoma avancem para quadros de cegueira.

Em Aracaju, a Prefeitura tem garantido a saúde visual da população através do programa Ver a Vida, estabelecido em abril deste ano, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para zerar a fila de demandas oftalmológicas na rede municipal, que teve um significativo aumento durante a pandemia da covid-19.

Nos seis meses de funcionamento do programa, já foram realizados mais de 43 mil procedimentos, entre consultas, exames, cirurgias e acompanhamentos pós-cirúrgicos. Uma semana por mês é dedicada às cirurgias, com a possibilidade de realizar até 600 operações por mês. As outras três semanas são dedicadas aos demais procedimentos que garantem a saúde oftalmológica dos aracajuanos.

"O Ver a Vida tem reduzido a fila de espera e impactado positivamente a qualidade do SUS em Aracaju. O serviço garante o acesso da população a serviços médicos especializados em oftalmologia. É uma soma de esforços da Prefeitura para garantir que a população tenha acesso e consiga ver melhor as cores da nossa cidade", explica a assessora técnica da Diretoria de Inteligência em Saúde da SMS, Chenya Coutinho.

Novos olhares

Nesses milhares de atendimentos, muitas são as histórias emocionantes, com relatos de mulheres e homens que puderam voltar a enxergar bem, retomando a dignidade de fazer tarefas simples que antes estavam impossibilitados ou que executavam com dificuldade.

A aposentada Maria Neilde Leite, 73 anos, fez a operação de catarata e descreve a sensação de voltar a enxergar normalmente como “maravilhosa”. “Antes eu estava com um olho quase perdido, um médico já tinha até me desenganado, que não tinha jeito. Agora está ótimo, estou enxergando bem, tudo claro. Já consigo ler e logo quero voltar a costurar”, conta.

A pensionista Darcilene de Jesus, 58 anos, fez uma cirurgia dupla para corrigir a catarata e retirar o pterígio, tecido que cresce em excesso sobre a córnea, popularmente conhecido como carne no olho.

“Correu tudo bem, fiz as cirurgias e recebi tudo o que precisava. Essa carreta do Ver a Vida é uma benção, se não fosse esse projeto não teria feito tudo o que eu fiz. Agora estou vendo a vida de forma maravilhosa, estou enxergando tudo”, expressa. 

 
 
Foto: Marcelle  Cristianne
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!