Sete partidos devem manter assentos na Alese
24/09/2022 08:56 em Últimas Notícias

 

A composição da Assembleia Legislativa a partir de 2023 após a abertura das urnas nos primeiros dias de outubro deve resultar na manutenção de assentos ocupados na legislatura atual por sete partidos.

 

Sem a definição de quantos legisladores estarão representando suas siglas no parlamento estadual, tendo em vista que isso depende das variáveis que definem o preenchimento das vagas a partir dos votos válidos, seguramente, os partidos PSD, PDT, PP, CIDADANIA, PT, PV, PSoL e PL estarão compondo algumas das vinte e quatro vagas.

 

Pelas tendências e potenciais das candidaturas que estão no pleito para deputado estadual, o PSD deve eleger uma das maiores bancadas, estimando a possibilidade de quatro eleitos, e talvez mais um pela sobra.

 

A Federação PT, PV e PCdoB deve fazer três com chance de mais um, o mesmo acontecendo com a Federação Cidadania e PSDB, esta com possibilidade mais remota de encaixar um quarto.

 

O PL é outro partido possível de eleger três deputados e ainda ficar com uma boa sobra de votos, que possa fazer mais um.

 

PDT e PP devem eleger dois deputados, enquanto o PSoL deve eleger apenas um.

 

Sem considerar a entrada pelas sobras, esses sete partidos já preencheriam dezoito das vinte e quatro vagas existentes, devendo as demais serem disputadas pelo UNIÃO BRASIL, PSB, REPUBLICANOS e PODEMOS, mais as sobras do PSD, PDT, PP, FEDERAÇÃO (CIDADANIA/PSDB), FEDERAÇÃO (PT/PV/PCdoB), FEDERAÇÃO (PSoL/REDE) e o PL.

 

Embora seja uma "previsão" dentro de uma análise lógica, é evidente que os segredos e surpresas das urnas só são revelados depois delas abertas e apurados os votos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!