Setembro Amarelo: Senac promove ciclo de palestras sobre saúde mental para alunos do programa de Aprendizagem
21/09/2022 09:33 em Últimas Notícias

Para marcar a campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/SE, promove um ciclo de palestras para alunos do núcleo de aprendizagem, em todas as unidades do Estado. Com o tema “Valorização da Vida: Razões para Viver”, a ação está sendo desenvolvida desde o último dia 15, por meio do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos, e prossegue até dia 30 deste mês.

 

“Nada mais oportuno que trazer esse assunto à discussão, de favorecer o compartilhamento de experiências e de ideias com os adolescentes, que é uma faixa bastante vulnerável para a ideação do suicídio”, explica Sílvia Conceição dos Santos, analista do Núcleo.

O ciclo de palestras foi iniciado na unidade de Lagarto no dia 15 de setembro. Nesta terça-feira, 20, esteve na Unidade de Aracaju. “A ideia é que todos tenham acesso às informações sobre ansiedade e depressão, e como é possível afastá-los, pois esses dois fatores relacionados, são grandes monstros que a humanidade enfrenta atualmente”, informa Sílvia Conceição, complementando que é preciso que todos entendam que, apesar de tudo, vale a pena viver.

 

De acordo com a analista de processos educacionais, Marta Luísa, a pandemia contribuiu para um cenário de fragilidade emocional entre os alunos e isso foi percebido nessa volta às atividades. “Após um período tão longo de isolamento, estamos tentando dar um suporte aos alunos e instrutores, tirar dúvidas, orientar que estamos começando um tempo novo e o setembro amarelo faz parte desse contexto, porque toda a família foi atingida. Percebemos que os alunos ainda se sentem inquietos, ansiosos, muitos não se alimentam direito. É um verdadeiro retorno à vida”.

 

A aluna de TI, Ana Carolina dos Santos, conta que muitos dos seus amigos desenvolveram algum tipo de transtorno nesse período e a oportunidade de participar de momentos de vivências durante as palestras é de suma importância para essa nova fase.   

 “Muitos jovens estão em crise, em depressão e é bom sentir que o Senac se preocupa com seus alunos, promovendo uma palestra como esta, com profissionais que não teríamos condição de custear consulta e que são capazes de nos ensinar como podemos superar esse processo no pós-pandemia”.

Depressão e ansiedade

 

A psicóloga e psicanalista Petruska Passos foi a convidada para a palestra na Unidade Senac de Aracaju. Durante a conversa que estabeleceu com os alunos, a profissional destacou que a proposta do Setembro Amarelo é trazer informações sobre como encontrar um jeito de ficarmos saudáveis, mental e fisicamente.

 

“Algumas pessoas fazem uso de medicamentos por orientação de um profissional da psiquiatria, mas a medicação sozinha não vai funcionar. É preciso estar associada à terapia e ser usada até o paciente voltar a ter equilíbrio emocional. O trabalho todo tem que ser psicoterapia, autoconhecimento, sentimentos que deem apoio à vida”, orienta.

 

A interação entre os alunos durante a palestra foi considerada um ponto muito positivo pela gerente do Núcleo de Promoção de Inclusão Social, Marileide Martins. “O objetivo é despertar nos alunos a valorização da vida e assim levá-los a refletir sobre as diversas razões para viver”.

Próximas palestras

 

O ciclo de palestras, programado pelo Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos,  vai promover  atividades em outras seis unidades do Senac em Sergipe.

 

Confira agenda

 

Quarta-feira, 21, Centro de Educação Profissional José Marcos de Andrade, em Propriá.

Sexta-feira, 23, Centro Josafá Ribeiro de Almeida, em Tobias Barreto.

Terça-feira, 27, Centro Aloísio dos Santos, em Itabaiana.

Quarta-feira, 28, Centro Maria José dos Santos, em Nossa Senhora da Glória.

Sexta-feira, 30, Centro Aloísio dos Santos, em Itabaiana.

 

Por:Ascom Senac/SE

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!