Aracaju alcança 62% do seu parque de iluminação pública com tecnologia LED
08/09/2022 17:18 em Últimas Notícias

A modernização do parque de iluminação pública da capital continua em ritmo expressivo e, após sete meses de trabalho intenso, 62% das luminárias que o compõem foram substituídas pela tecnologia LED. A iniciativa é executada a partir de uma Parceria Público-Privado (PPP) estabelecida entre a Prefeitura de Aracaju e a empresa Conecta S/A, com o objetivo de preparar a capital para o futuro de forma inteligente e sustentável.

Com a parceria estabelecida após a Conecta vencer o leilão realizado na Bolsa Brasil Balcão, a B3, a bolsa de valores de São Paulo, caberá à empresa tocar a gestão da iluminação no município pelos próximos 13 anos.

Entre as vantagens com a substituição das lâmpadas antigas por LED está uma possível economia de mais de 40% com os gastos com a iluminação pública, como aponta o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

“Essa economia permitirá financiar a PPP da Iluminação, sem onerar os cofres públicos. As lâmpadas de LED têm uma vida útil maior, então, a longo prazo, teremos uma economia significativa, também, no processo de manutenção, com uma menor troca se comparado com as lâmpadas de vapor de sódio”, complementa Ferrari.

Está estabelecido na PPP, também, a iluminação cênica em 16 pontos turísticos e históricos de Aracaju, um trabalho que já foi iniciado nos Arcos da Orla da Atalaia e na Colina do Santo Antônio, e que visa contribuir para o crescimento do turismo na capital, assim como para a qualidade de vida dos aracajuanos.

“A instalação das lâmpadas de LED provocará uma mudança estética, deixando a cidade mais bonita. A iluminação estratégica dos pontos turísticos tornará a cidade ainda mais atrativa para os aracajuanos e para os visitantes que vierem conhecer a capital”, ressalta o secretário.

Segurança pública

Para além da economia, o projeto traz impactos positivos, ainda,  em relação à segurança pública em Aracaju.

“Um dos fatores mais importantes para a segurança pública é a iluminação da cidade. Por isso que foi prioridade no processo de modernização começar a substituição das lâmpadas pelos bairros com maior índice estatístico de violência”, salienta Ferrari.

Conforme o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a instalação das novas lâmpadas, com a maior nitidez que elas proporcionam, sobretudo nos bairros com maior índice de violência, tem o potencial de inibir a prática de crimes como furtos e roubos.  

“Em locais onde as pessoas tinham algum tipo de restrição para trafegar por causa da má iluminação, passam a ter uma segurança maior, pois os moradores conseguem sair de suas casas e encontrar as ruas iluminadas por LED. Assim, conseguimos otimizar nosso patrulhamento ostensivo feito pela Guarda Municipal, direcionando para as áreas em que notadamente temos uma preocupação maior”, explica Sérgio Ferrari.

Assistência à população

A modernização da iluminação pública de Aracaju qualifica ainda a assistência à população, com a oferta de quatro canais de comunicação para relatar problemas e solicitar reparos, como lâmpadas queimadas, risco de queda de postes, quebra de luminárias, entre outras ocorrências.

Através do aplicativo Conecta Aracaju, o cidadão pode solicitar reparos de forma simplificada. A resposta para as ocorrências acontece em 24h, 48h ou 72h, a depender da complexidade do caso. O aplicativo está disponível na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.aracajuiluminada).

Outro meio de solicitar reparos é através do portal Conecta Aracaju Cidade Iluminada (https://conectailuminaaracaju.cidadeiluminada.com.br/#/), que segue o mesmo protocolo do aplicativo.

Além disso, existe também o telefone 0800 002 1743, disponível 24 horas, todos os dias da semana, e o ponto fixo de atendimento, localizado na sede da Conecta, na avenida Augusto Franco, 2500, bairro Ponto Novo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Marcelle Cristinne

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!