Senadora diz que piso salarial da enfermagem não pode ser negado
06/09/2022 14:06 em Últimas Notícias

Maria do Carmo Alves afirma que profissionais da saúde prestam serviço ímpar à sociedade, e que piso é direito indubitável

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu, através de uma decisão liminar, o piso salarial nacional da enfermagem, no último domingo (4). A suspensão foi repudiada com veemência pela senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP), apoiadora da Emenda Constitucional (EC) 124, que, após sanção presidencial no último mês de agosto, transformou-se na Lei 14.434/2022. A parlamentar destacou a atuação da classe, e ressaltou que a manutenção do piso é indiscutível.

 

“Ao longo de toda a pandemia de Covid-19, foram esses profissionais que, como heróis, se colocaram à disposição do Brasil para cuidar, de forma honrosa, do nosso povo. Não basta proferirmos palavras belas a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteira, é necessário garantirmos o que de fato lhes é devido: piso salarial justo, que efetivamente reflita a sua grandiosa contribuição para a saúde dos brasileiros. A suspensão precisa ser revista o mais breve possível”, declarou Maria.

 

Ela lembrou que a desvalorização dos profissionais de saúde tem reflexo direto na saúde dos trabalhadores da categoria. A senadora citou dados coletados antes da pandemia, que já demonstravam o desgaste mental da classe: com base em informações de 2019, o Internet Stress Management Association apontou que 32% sofriam com a síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento físico e mental associado ao trabalho. Para Maria, assegurar salários dignos e condições de trabalho adequadas são essenciais para mudar o cenário, e o piso é um passo crucial nessa direção.

 

“No Brasil, especialistas alertam que temos profissionais de saúde doentes cuidando de pacientes doentes. A exaustão foi uma condição comum a diversos trabalhadores durante a pandemia, e mesmo diante do cansaço extremo, foram eles que, honrando a profissão de cuidar do outro, salvaram incontáveis vidas. Não há palavras capazes de agradecer e parabenizá-los. A resposta deve se dar em ações concretas, que impactem suas vidas. O piso salarial nacional é uma delas”, enfatizou Maria do Carmo Alves.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!