A criação de uma nova ligação viária entre a capital e o município de Nossa Senhora do Socorro, com a construção da Avenida Perimetral, de iniciativa da Prefeitura de Aracaju, contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento econômico da região Oeste. O projeto, que conta com investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),teve início no dia 2 de agosto e segue em ritmo intenso.
Nesta primeira etapa, será construída uma ponte sobre o Riacho do Cabral, interligando a Soledade ao Bugio. Ao final do projeto, a nova via contará com 7,5 km de extensão, em um investimento próximo aos 150 milhões de reais.
Esse novo elo entre as duas cidades da região metropolitana trará oportunidades de desenvolvimento econômico, que a longo prazo propiciará avanços para as comunidades da zona Oeste no que diz respeito a variados aspectos, aumentando a qualidade de vida da população gradativamente.
“A Perimetral criará uma área de expansão tanto para investimentos no campo imobiliário, quanto de novos negócios, atraindo empresas, fomentando novos negócios e gerando empregos. Aliado a isso, temos a questão ambiental, uma vez que o projeto contemplará a criação de uma reserva ambiental, para proteger a área de manguezal ”, explica o secretário da Fazenda, Jeferson Passos.
Mudança palpável
O entusiasmo com o avanço da Perimetral, que faz parte do programa “ Construindo para o futuro”, está baseado em estudos feitos pelo próprio BID, que apontam, por exemplo, que apenas o fato da obra ser iniciada valoriza terrenos e imóveis no entorno imediatamente.
“Nessa primeira etapa da Perimetral, com certeza, teremos esse reflexo de imediato e com a obra concluída, teremos um fortalecimento da geração de emprego e renda para a população. Em breve, teremos uma nova zona Norte em Aracaju, muito mais moderna e desenvolvida economicamente”, acredita Jeferson.
A opinião é compartilhada pelo presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, que vê na nova via uma mola propulsora de desenvolvimento para as localidades próximas.
“A Perimetral vai consolidar um novo vetor de crescimento da cidade. Em um primeiro momento, desafogando o trânsito, permitindo uma maior mobilidade entre Socorro e Aracaju. Como é uma via próxima à saída da cidade, será um atrativo maior para empresas de logística, por exemplo, que terão acesso facilitado à rodovia”, ressalta Ferrari.
Foto:Marcelle Cristinne