O pescador Cláudio Santos conta que o sonho da filha era ter uma bicicleta, mas ele e a esposa acabaram demorando a comprar porque as condições das ruas do Loteamento Copacabana, no bairro Porto Dantas, não eram boas. “Depois de muita insistência, compramos. Mas ela usou pouco, porque era poeira, era lama. Então, acabou desanimando por causa da situação das ruas”, relembra.
A artesã Fernanda Argolo, esposa de Cláudio, comenta que há 10 anos moram na localidade da zona Norte. “A lama já foi tanta que era preciso sair de chinelo, para chegar na rua calçada para lavar os pés e poder calçar o sapato. Ou então, tínhamos que amarrar sacolas plásticas para proteger os pés”, relata.
A mudança dessa realidade de transtornos já está sendo transformada, após a assinatura da ordem de serviço para a realização da obra de infraestrutura da localidade, assinada pelo prefeito Edvaldo Nogueira no último dia 23. “Para outras pessoas que não vivem nossa realidade, essa obra pode não ser nada. Para nós, será uma realização muito importante”, comemora Fernanda.
Cláudio expressa que é surreal imaginar que, daqui alguns meses, a situação na localidade será totalmente diferente, depois de uma espera de muito tempo.
“Quero ter esse sonho realizado: sair de casa e, em vez da lama, poder pisar tranquilamente no asfalto. Com o calçamento pronto, terei o prazer de comprar uma bicicleta nova, para que minha filha possa curtir a infância da melhor forma”, conta Cláudio emocionado.
Obra esperada
A infraestrutura do loteamento Copacabana beneficiará 197 famílias, que serão contempladas com a implantação da rede de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica, passeios em concreto e meios-fios, instalação de rampas acessíveis, piso tátil e faixas exclusivas para cadeirantes.
O serviço contará, ainda, com a implantação de sinalização vertical e horizontal, além da substituição da iluminação por lâmpadas de LED. O prazo de finalização estimado é de 180 dias.
Morador do loteamento há dez anos, José Jairo Guimarães afirma que a expectativa para a conclusão da obra é grande.
“Aqui tem rua que alaga. Do jeito que está não dava para ficar, é um transtorno terrível. A gente aguardou muito, agora, a obra começou e estamos muito esperançosos por essa mudança”, ressalta José.
A dona de casa Elisângela Pereira salienta que o prefeito se comprometeu a fazer a obra na localidade e está cumprindo a promessa.
“Quando for finalizado, ficaremos muito felizes. Será uma rua nova, uma vida nova. Tudo calçado, para que as crianças possam brincar”, diz Elisângela ansiosa.
Transformação urbana
A obra do loteamento Copacabana se soma às demais realizadas pela Prefeitura na zona Norte da capital que, nos últimos anos, está sendo completamente transformada com infraestrutura e urbanização.
Somente no bairro Soledade, a gestão municipal investiu mais de R$ 18 milhões para a implantação da infraestrutura completa. Entre os loteamentos que foram transformados estão o Jardim Bahia I e II, Santa Catarina, Isabel Martins, Guarujá, Moema Mary e Indara.
Foto: Ana Lícia Menezes