Perimetral Oeste: Plantão Social já atendeu 92% das famílias para negociação
18/08/2022 18:29 em Últimas Notícias


Criado com intuito de esclarecer as dúvidas da comunidade do entorno da Perimetral Oeste, além de acolher e orientar a população, fazer encaminhamentos dos benefícios e solucionar problemas, o Plantão Social já conseguiu atender 92% das famílias que serão reassentadas ou receberão indenização em razão da construção da avenida que interligará Aracaju ao município de Nossa Senhora do Socorro.

"Em março deste ano, realizamos reuniões de consulta e estamos atendendo as famílias que residem na região da primeira etapa. Essas famílias estão cadastradas desde 2018 e, desde então, nos reunimos com todos os moradores, no intuito de dirimir quaisquer dúvidas e finalizar as negociações para essa primeira etapa da obra. Nenhuma família ficará desamparada, faremos, ainda, uma articulação para que se mantenham os vínculos familiares e entre vizinhos", destaca a diretora de Gestão Social de Habitação, Rosária Rabelo.

De portas abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, o Escritório de Atendimento à Comunidade, onde o Plantão Social funciona, está instalado na estrutura do Instituto Creche Menino Jesus, no bairro Jardim Centenário, na Rua Presidente Jânio Quadros, 89, e pode ser acessado, também, pelo telefone (79) 2140-0759.

Durante as reuniões, as assistentes sociais e o corpo jurídico do projeto apresentam aos moradores as informações constantes nos laudos produzidos pela empresa MC, contratada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a partir da avaliação dos imóveis e da situação social das famílias. Há casos de indenização e reassentamento, com recebimento de bônus-moradia pelo tempo necessário à conclusão do conjunto habitacional, cuja construção será iniciada nos próximos meses.

De acordo com a equipe social, reuniões de negociação já foram realizadas com 82 famílias, resultando em 66 acordos firmados, dos quais 19 foram indenizações, a partir de informações constantes nos laudos imobiliários; e 47 foram aceites para reassentamento no conjunto Residencial Lamarão, que será construído, com inserção no bônus-moradia. As famílias já estão recebendo o benefício, e muitas já se mudaram do local.

O diálogo com as famílias está sendo realizado desde 20 de junho, segundo conta Ayara Wanderley, assistente social da empresa Diagonal, que realiza o trabalho técnico social no escritório de atendimento à comunidade. “Desde então, e ao longo de todo o mês de julho, tivemos como foco o acolhimento às famílias, nesse processo de negociação. Temos uma equipe multidisciplinar para fazer esse atendimento e, pensando em dar máxima celeridade ao processo, realizamos, também, um mutirão de negociação. Poucas famílias faltam ser atendidas para que completemos 100% dos cadastros”, destaca.

Acolhimento

Para a moradora do loteamento Rosa do Sol, Jaqueline da Silva, a Prefeitura tem prestado o acolhimento essencial.

“Estou me sentindo segura em relação às informações que estão sendo prestadas, consigo esclarecer tanto as minhas dúvidas quanto dos meus vizinhos, quando me perguntam. Eu consigo ligar ou até mesmo ir até o escritório. Sou atendida super bem e, realmente, nos dão total atenção referente às nossas perguntas. Então, posso dizer que estamos sendo bem assistidos” declara Jaqueline.

Outro morador que afirma estar confiante e esperanço é Edmilson de Carvalho.

“Até o momento, tudo está sendo feito da melhor maneira possível. Estou 100% confiante no trabalho que a Prefeitura vem realizando. Serei reassentado e, agora, já estou recebendo o bônus-moradia. Está tudo organizado”, completa Edmilson.

Para Lindineide Salustiano, moradora do loteamento Rosa do Sol, tem sido um diferencial a atenção da administração municipal durante todo o processo, desde o início, em um acompanhamento que a tranquiliza e permite analisar a situação sob o viés de uma melhora para a coletividade.

“Desde de 2018 que a gente participa de reuniões. Só tenho que agradecer porque foi tudo bem transparente, bem explicado, uma conversa sempre amigável e justa. A obra vai trazer melhorias para toda a comunidade, para o todo, enquanto a minha casa beneficia a mim e minha família, então é gratificante participar. A gente vai sair, mas vai dar lugar a uma imensa obra que vai trazer emprego e desafogar o trânsito”, avalia Lindineide.

Gilvania Santos Oliveira também se mostra esperançosa com o reassentamento. Ela conta que mora há mais de dois anos no loteamento Rosa do Sol e promoveu uma pequena reforma na sua casa recentemente.

“Já estava sabendo que ia passar uma ponte, só não sabia que ia ser tão rápido. Estou um pouco triste porque vejo a casa reformada, mas está bom. Estou alegre também. Fui atendida muito bem, já recebi meu auxílio e já estou aqui, na minha casinha nova. Já deu tudo certo”, afirma Gilvania.

Perimetral Oeste

No último dia 2, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a ordem de serviço para início das obras da avenida Perimetral. Fruto de um investimento de R$ 100 milhões realizado pela Prefeitura de Aracaju, a partir de convênio com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), a nova avenida ligará Aracaju ao município de Nossa Senhora do Socorro, proporcionando desenvolvimento, mobilidade urbana e qualidade de vida para os bairros das zonas Norte e Oeste da capital. A obra integra o Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro.

O trabalho técnico social com as famílias avança e vem sendo feito desde muito antes, quando foram cadastradas 90 imóveis na primeira etapa e realizada a consulta pública.

 
 
Foto:Marcelle Cristinne
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!