Prefeitura de Aracaju realiza homenagem pelos 80 anos dos torpedeamentos de embarcações na costa da capital sergipana
17/08/2022 08:42 em Últimas Notícias
Para marcar os 80 anos dos torpedeamentos de embarcações na costa da capital sergipana, que desencadearam a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 16, um ato em memória à data. Celebrada no Farol da Coroa do Meio e organizada por uma comissão cultural, instituída pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a homenagem lembrou os acontecimentos ocorridos no dia 15 de agosto de 1942, quando um submarino alemão bombardeou os navios Baependi, Araraquara e Anibal Benévolo, vitimando 607 pessoas no litoral aracajuano, entre tripulação e passageiros. Ao participar da celebração, Edvaldo destacou que o evento “representa um momento histórico e muito importante para as gerações passadas e futuras”.
 

 
“Foi um fatídico acontecimento que ocorreu há 80 anos e que forçou o Brasil a entrar na Segunda Guerra Mundial. Foi a partir dos torpedeamentos dos navios na nossa costa, que o governo brasileiro, comandado pelo presidente Getúlio Vargas, montou a sua força expedicionária e que desempenhou papel muito importante na Segunda Guerra combatendo, principalmente na Itália, na tomada de Monte Castelo. A Segunda Guerra marcou a humanidade, de maneira muito triste, mas que, de fato, colocou o mundo em um outro patamar. E é sempre importante lembrar para que nunca mais possamos enfrentar um episódio como este”, afirmou o gestor.

Edvaldo ressaltou também que a instituição do decreto criando a comissão cultural teve como finalidade preservar “este episódio da história de Aracaju, além de resguardar as memórias das vítimas”. “É algo que marca indelevelmente a nossa capital, mas que, infelizmente, nem todos têm conhecimento. Então é preciso que a gente possa celebrar a data, contribuindo para o resgate destes elementos. Além desta celebração, futuramente, também teremos o Museu dos Náufragos para que possamos mostrar essas memórias”, expressou.

Fazem parte da comissão instituída pelo gestor representantes da Funcaju, da Capitania dos Portos de Sergipe, do Ministério da Marinha, da Universidade Federal de Sergipe, do 28º Batalhão de Caçadores, da Academia Sergipana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, do Governo do Estado e do Instituto Banese.

Homenagens

Durante a homenagem realizada nesta terça, foram afixadas duas placas no local em memória à data. Futuramente, ambas serão transferidas para a praça dos Náufragos, que está sendo erguida em uma área ao lado do Farol. A celebração contou ainda com a aposição de flores pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo capitão de Fragatas da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão Luciano Maciel Rodrigues, com a exibição de um vídeo em homenagem aos náufragos no qual todos os tripulantes foram citados, além de honrarias militares, como a salva de tiros, e a apresentação do Quinteto Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Além disso, mais cedo, também foram depositadas flores no mar em homenagem às vítimas, a partir de um navio da Marinha. O momento também foi exibido durante a cerimônia.

“Esse evento restitui uma dívida  que o poder público e parte da sociedade tinham com os náufragos de 1942. Agora, nos seus 80 anos, a Prefeitura lidera um movimento com várias entidades civis, militares e não governamentais para que, a partir de agora, esse evento importantíssimo passe a ser celebrado com a dignidade que esses heróis, de um episódio tão trágico da história brasileira, devem ser lembrados, com o culto que eles merecem e trazendo, também, para Sergipe, a apropriação deste episódio que é importante, mas pouco utilizados por historiadores, para pesquisa acadêmica, para todas as finalidades, inclusive para o caráter turístico”, enfatizou o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Capitão de Fragatas da Capitania dos Portos de Sergipe, Luciano Maciel Rodrigues frisou que a cerimônia “é uma reverência aos náufragos dos três navios que foram torpedeados”. “De forma inédita, várias instituições e organizações se somaram, nesta comissão mista, a partir da iniciativa da Prefeitura, para prestar essa homenagem em memória aos 80 anos dos torpedeamentos dos navios. Foi um fato marcante, não só para Sergipe, mas para o Brasil e para a Marinha,  então, com essa cerimônia, a gente presta uma homenagem, em um local simbólico para nosso estado e para a Marinha, aos que morreram por ocasião dos torpedeamentos dos navios”, declarou.

Programação

A programação em celebração aos 80 anos dos torpedeamentos dos navios na costa de Aracaju teve início no último sábado, dia 13, com o seminário “Sergipe na Segunda Guerra”, ministrado pelo grupo sergipano de estudos da Força Expedicionária Brasileira. No domingo, dia 14, houve uma solenidade alusiva à data, com as inaugurações do novo portal de entrada do Aeroclube, de um memorial e de um painel, na praça Tenente Aviador Aurélio Sampaio. Além disso, também será lançada, nesta quarta-feira, dia 17, uma exposição, no Centro Cultural, sobre os acontecimentos após a data histórica. A mostra possui entrada gratuita e se estenderá até o dia 17 de outubro.

 

Foto: Ana Licia Menezes

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!