População destaca importância do início das obras da avenida Perimetral Oeste
16/08/2022 15:59 em Últimas Notícias

O início da obra da avenida Perimetral Oeste, autorizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira no último dia 2 , está movimentando a expectativa dos moradores da Soledade, que aguardam ansiosos pelas mudanças positivas que a nova via, que interligará Aracaju a Nossa Senhora do Socorro, provocará nas zonas Norte e Oeste da capital.

Fruto de um investimento que chegará a R$ 150 milhões, a obra é considerada o projeto principal dentro do Programa de Requalificação Urbana -  "Construindo para o Futuro", financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), e resolverá um problema histórico de engarrafamentos na região, desafogando a avenida Euclides Figueiredo. Nesta primeira fase, serão destinados R$ 80 milhões para a realização da obra, que contará com a construção de uma ponte ligando os bairros Soledade e Bugio.

Para o funcionário público Rildo Azevedo, que mora bem ao lado de onde a nova avenida vai passar, a obra representa um grande avanço para a região.

“Estamos vendo o progresso, que vai valorizar ainda mais o Soledade. A Prefeitura tem olhado pelo bairro, trazido muitas benfeitorias. Antes, aqui era tudo lama, agora, temos calçamento. Com a ponte, que faz parte da obra da avenida, teremos ainda mais melhorias”, considera Rildo.

O vigilante Eduardo Vieira comenta que a obra será extremamente importante, não só para a zona Norte, mas para toda a cidade. “A avenida vai trazer mais benefícios, como a melhoria do trânsito. Tenho certeza que vai mudar nossa vida para a melhor. Temos que parabenizar a Prefeitura porque, quando trabalha para o povo, é necessário reconhecer”, expressa.

A primeira fase da obra será a construção da ponte sobre o riacho do Cabral, interligando os bairros Soledade e Bugio, etapa que será fundamental para os avanços estruturais da Perimetral Oeste. A ponte terá a extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura; duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas, sendo uma delas exclusiva para ônibus; além de passeio lateral para pedestres e uma ciclovia no eixo central.

O presidente da Associação dos Moradores da Soledade (Amsol), José Vicente Lemos, reforça que a execução do projeto da Perimetral Oeste promoverá uma importante mudança para a mobilidade da região. “Vai trazer mais condições de vida para nossa comunidade. Esperamos mais linhas de ônibus passando por aqui, mais facilidade para o transporte. Além disso, vai valorizar os imóveis, ajudando a crescer a questão imobiliária e do comércio”, avalia.

Sobre a obra

A primeira fase inclui a construção de um trecho da rotatória de acesso e intersecções da avenida Juscelino Kubitschek, a construção da ponte sobre o Riacho do Cabral, que interligará os bairros Soledade e Bugio, com extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura, com duas pistas de rolamento com três faixas, sendo uma para ônibus e duas para veículos, além da construção de dois passeios para pedestres nas laterais da ponte e uma ciclovia no eixo central.

Nesta etapa também será realizada terraplanagem e pavimentação asfáltica  na cabeceira da ponte, até a primeira rotatória, da avenida Juscelino Kubitscheck, até a avenida Euclides Figueiredo, e de todo o comprimento da ponte, até a primeira rotatória.

O projeto da Perimetral contará com outras quatro etapas para ser concluído. As fases seguintes contemplarão, por exemplo, a infraestrutura no trecho localizado no Bugio e, por último, a infraestrutura no trecho localizado no bairro Lamarão.

Além da avenida interligando Aracaju a Nossa Senhora do Socorro, o projeto inclui a construção de um conjunto habitacional, com, aproximadamente, 600 casas, que serão distribuídas para os moradores que hoje vivem no entorno do local onde a avenida será construída. 

 

Foto: Marcelle Cristinne

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!