Prefeito Edvaldo autoriza utilização da Orla da Atalaia para o Pré-Caju 2022
15/08/2022 14:14 em Últimas Notícias


Uma das maiores micaretas do país, evento será retomado em novembro, após oito anos sem acontecer

 
O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, na manhã desta segunda-feira, 15, o termo de cessão de espaço para a realização do Pré-Caju 2022. Considerado como uma das maiores micaretas do país, o evento será retomado este ano e ocorrerá na Orla da Atalaia, entre os dias 4 e 6 de novembro. Durante o ato de assinatura, também foi apresentada a programação, que contará com grandes artistas nacionais, a exemplo de Ivete Sangalo, Bell Marques, Léo Santana e Claudia Leitte, comandando os blocos de rua, além de Harmonia do Samba, Timbalada e Durval Lelys no Camarote Aju. Ao autorizar o uso da área, Edvaldo destacou que “a maior festa carnavalesca da capital sergipana está de volta após muito diálogo com os setores envolvidos e com muita organização para que não provoque transtornos”.


“É uma grande alegria poder anunciar hoje o retorno de uma das maiores festas da nossa cidade, entre os dias 4 e 6 de novembro, em formato e local diferente. O Pré-Caju será na Orla da Atalaia, em consenso com o trade turístico e com o Ministérios Público, para que a festa volte a acontecer aquecendo a nossa economia, gerando emprego, renda, turismo e desenvolvimento. Depois de dois anos de pandemia, poder realizar esses eventos é poder levar alegrias às pessoas. Então, é uma festa que é boa para todo mundo. Para os empresários, que poderão se desenvolver, para a sociedade que se diverte, seja no bloco, seja na pipoca, e para o município, que tem sua economia aquecida e ganha visibilidade, já que o Pré-Caju projeta nossa capital para o país e para o mundo”, afirmou o prefeito.

O gestor ressaltou também que a administração municipal garantirá todo o apoio logístico para que a festa aconteça “com a organização e segurança que merece”. Edvaldo explicou, ainda, que a escolha da Orla da Atalaia “foi estratégica”, com a finalidade de evitar “transtornos do passado”. “A região da Orla possui uma área residencial menor, as pistas são mais largas e, com isso, conseguimos evitar problemas de trânsito. Além disso, adotamos outras medidas para que a festa seja bem ordenada, como não ter palco fixo ou qualquer tipo de paredão dentro do espaço em que o evento ocorrerá, além de ter horários bem definidos, então tudo isso vai ajudar para que não haja insatisfações. Todos os órgãos estão integrados para que a festa seja bem organizada e em consonância com todas as recomendações das instituições fiscalizadoras”, completou.

“Prefeitura parceira”

Ao apresentar a programação, o idealizador da festa, vereador Fabiano Oliveira, enfatizou que o retorno do Pré-Caju se dará “por causa da determinação do prefeito Edvaldo Nogueira”. “O prefeito nos ajudou muito, dialogou com todas as instituições e órgãos envolvidos, com bares, restaurantes, com a rede hoteleira, e depois com o Ministério Público. Por isso, como homem público, empresário e presidente da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal de Aracaju, quero reafirmar que a retomada deste grandioso evento só está sendo possível pela liderança e entusiasmo de Edvaldo”, reforçou.

Fabiano frisou que a prévia cumprirá com todos os requisitos estabelecidos para realização - como horário para início e fim -, e terá toda a infraestrutura necessária para garantir a segurança e tranquilidade dos foliões. “Esse decreto que o prefeito assina,  e a liderança que ele assume, ao lados dos empresários e do trade turístico é, justamente, para que a gente retome não apenas a festa, mas sobretudo a geração de emprego, renda, e o desenvolvimento do turismo do nosso estado. Todas as grandes emissoras do país farão entradas ao vivo durante o evento, então não temos como mensurar valor agregado a essa divulgação espontânea que teremos da nossa cidade para todo o Brasil, em um momento ímpar que é o início do verão”, reiterou.

Programação

O Pré-Caju terá início na sexta-feira, dia 4 de novembro, com o Camarote Aju, em espaço fechado. No sábado, dia 5, a partir das 14h, os blocos iniciam o trajeto pela avenida Santos Dumont, saindo da Passarela do Caranguejo e seguindo até o Farol da Coroa do Meio. Ao todo, serão cinco trio-elétricos para cada dia, sendo quatro blocos e um trio de pipoca com artistas sergipanos. No domingo, dia 6, a programação seguirá o mesmo horário e formato.

Entre as atrações que conduzem os blocos na avenida estão: É o Tchan, Bell Marques, Ivete Sangalo, Léo Santana, Seeway, Maysa Reis, Saulo, Claudia Leitte, Armandinho, Dodô e Osmar, Cid Natureza e Ygor Felipe. Já no Camarote Aju, se apresentam Durval Lelys, Timbalada, Samyra, Luanzinho, Harmonia do Samba, Alexandre Peixe, Avine Viny, Danielzinho Jr, Dennis DJ, Rafa e Pipo, Banda Eva, 5 Round e DJ’s.

“Eventos como o Pré-Caju estão sendo entendidos, pela Prefeitura, dentro da lógica de economia criativa. Ou seja, de inserir a geração de negócios, de programar o turismo para o Brasil inteiro, assim como foi com o Forró Caju. Desta mesma forma, o Pré-Caju volta integrado com a Prefeitura, com essa capacidade de transformá-lo em um evento ainda mais forte do que era, nesta ideia de integração das secretarias para consolidação de um calendário turístico para nossa capital”, assegurou o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Da mesma forma, o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, disse que o retorno do Pré-Caju “significa muito, turisticamente e economicamente”. “Além de contribuir para a arrecadação de impostos, advindo do evento, também alimentamos uma cadeia produtiva muito grande e que envolve os hoteleiros, taxistas, motoristas de aplicativo, entre outros. São várias pessoas que trabalham nesta festa que engloba o mercado estadual e nacional. Em todos os lugares que divulgamos a cidade como destino turístico, escutamos a pergunta: quando o Pré-Caju retornará? E hoje, com a assinatura do prefeito, a resposta vem em grande estilo”, declarou.

 

Foto:Ana Lícia Menezes 

 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!