Moradores da Farolândia celebram construção de nova escola de Ensino Infantil no bairro
15/08/2022 09:02 em Últimas Notícias


Em fase de acabamento final, com arremate e construção da entrada de energia elétrica do prédio, a expectativa dos moradores do bairro Farolândia em relação à nova Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) é a melhor possível.

O projeto, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), conta com investimento de aproximadamente R$3,2 milhões, proveniente do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

A unidade de ensino está sendo erguida numa área de 2.400 m², e contará com lactário, 10 salas de aula, refeitório, copa, cozinha, horta e playground, alcançando uma área construída de 950m².  As salas serão divididas de acordo com a idade das crianças, sendo duas para cada faixa etária, classificadas em: Creche I (0 a 1 ano), Creche II (1 a 2 anos), Creche III (3 a 4 anos), Pré-escola 1 (4 a 5 anos) e Pré-escola 2 (5 a 6 anos).

O chaveiro Joseilson Pinto afirma que as crianças da região da Farolândia precisam se deslocar para outros bairros, o que, muitas vezes, acarreta no abandono escolar.

“De manhã, passando pelo fim de linha do conjunto Augusto Franco, é possível ver a quantidade de pais de alunos esperando ônibus. Essa nova escola, que será inaugurada em breve, será uma benção para todos”, comemora Joseilson, acrescentando que, como não teve oportunidade de estudar, quando jovem, reconhece a importância dos estudos na vida dos filhos e de outras crianças.

Para o estudante Yan Passos, a atual administração está de parabéns e não hesitou em elogiar a construção.

"Essa escola está ficando muito bonita. A minha mãe não vê a hora de terminarem para ela poder vir trazer meu irmão de 2 anos para estudar mais perto de casa e em um colégio totalmente novo", relata o jovem.

Para a população local, o novo espaço é fundamental para a melhoria da qualidade de vida, uma vez que as crianças terão um espaço qualificado de aprendizado e proteção.

"Sei como é complicado criar os filhos e netos sem educação de muita qualidade. Quando soube da obra, me enchi de alegria porque vai melhorar a vida, não só da minha família, mas de toda a comunidade. Cuidar das nossas crianças é cuidar de todos nós", aponta a diarista Ieda Maria, avó de duas crianças, de 3 e 6 anos.

Já o comerciante Francis Rosiele entende muito bem o que a construção de mais uma escola significa.

"A comunidade está muito alegre. Temos a certeza que, em breve, vamos ganhar uma escola com espaço digno para os nossos filhos. Esta será a primeira unidade escolar da região e, por isso mesmo, representa muito para a comunidade. Além de ser uma área privilegiada que, a partir de agora, será melhor aproveitada”, frisa Francis.

Por sua vez, o vendedor Robson Reginaldo acrescenta que mora na região há mais de 10 anos e a nova escola será uma grande mudança.

"Minha filha estuda aqui no bairro, mas sabemos que as escolas estão cheias. Com essa nova, vai melhorar bastante o acesso à educação, principalmente para os pais que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos”, ressalta Robson. 

 

Foto:André Moreira

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!