Prefeitura amplia sinal de wi-fi nas escolas da rede municipal de Aracaju
10/08/2022 17:09 em Últimas Notícias

 


Por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Prefeitura de Aracaju tem investido no uso de tecnologia para potencializar o processo de ensino e de aprendizagem da rede. Em mais uma ação que representa esse esforço, neste início de agosto, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/Semed) concluiu o processo de ampliação na cobertura de wi-fi nas 74 escolas da rede.

A ampliação foi iniciada após a equipe do DTI verificar, nas escolas, um sinal mais fraco da internet em salas de aula e ambientes com maior distância do roteador. O diretor de Tecnologia da Informação, Caio Davinis, explica que oferecer uma melhor qualidade na conexão da internet possibilita um acesso mais eficiente aos serviços internos da Educação e gera mais segurança na fluência de informações.

"No dia a dia a gente vai identificando que, por mudança na estrutura das escolas, ampliação física e otimização do uso do espaço escolar, essa manutenção da internet é necessária. Fizemos, portanto, um levantamento dos principais locais que precisavam de mais cobertura de sinal wi-fi e executamos o serviço de manejamento dos equipamentos ou a instalação de novos materiais", afirma o diretor.

Com o apoio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), no segundo semestre de 2020, o DTI deu início às instalações de wi-fi em todas as unidades de ensino da rede. O serviço foi concluído em abril de 2021 e, com isso, surgiu o Help Desk, sistema criado pelo Departamento para sanar dúvidas e oferecer assistência aos usuários, de forma remota, em relação aos serviços da internet.

Segundo conta o coordenador de projetos do DTI, Wendell Max, as manutenções do wi-fi são feitas através de visitas da equipe às escolas ou assim que o departamento é acionado. "Quando algum diretor liga para cá, informando que tem pontos onde a conexão está baixa, vamos à unidade de ensino e fazemos a verificação do sinal, analisando a possibilidade de ampliação. Lembrando que todos os gestores escolares têm usuários e acesso à internet em qualquer prédio da rede, sendo preciso, apenas, fazer a atualização destes dados a cada três meses", detalha.

Ampliação do parque tecnológico
A Semed também está promovendo o maior processo de ampliação e renovação do parque tecnológico realizado até hoje, no que diz respeito às estações de trabalho e desktops. Essa ação está dividida em duas etapas: a primeira é a fase de renovação de materiais que precisam ser substituídos ou recolhidos para manutenção. A previsão é que já seja concluída antes do retorno das aulas, no início de setembro. A segunda é a ampliação de materiais: as escolas receberão mais computadores, que poderão ser utilizados tanto na parte administrativa, quanto na biblioteca ou na sala de professores.

"A segunda etapa já está em processo de aquisição e os ativos poderão ser enviados pelas empresas para que haja o tombamento e distribuição às unidades de ensino. A proposta é deixar uma alta disponibilidade de acesso à internet e aos sistemas por meio desses materiais. Então, escolas que estavam com pendências de manutenção em seus aparelhos, quando as aulas retornarem, já terão sido resolvidas ou serão substituídas", explana Caio Davinis.

 
Por Lucas Silva
Foto:Ascom
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!