Desde abril deste ano Aracaju conta com ecobueiros, equipamentos desenvolvidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que servem para evitar transtornos para a população, a partir da prevenção de alagamentos, mas também como uma solução ecologicamente inovadora para o descarte irregular de lixo, o qual pode ser carregado diretamente para canais e rios.
“O ecobueiro é mais uma alternativa no processo de limpeza urbana que auxilia no escoamento das águas da rede de drenagem da capital, sobretudo no período das chuvas. Além disso, o uso do equipamento contribui, inclusive, com a saúde pública, uma vez que não permite que o acúmulo de lixo chegue até a rede, canais, rios e também nos mangues”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ao destacar o trabalho conjunto com a Defesa Civil do município e Emurb.
Nesse período de funcionamento, de acordo com o relatório de limpeza de ecobueiros mais recente, referente a julho, dos 13 que estão em funcionamento, atualmente, os que concentraram maior quantidade de lixo foram os instalados nas proximidades da região dos Mercados Centrais, enquanto o da avenida Adélia Franco e um outro, localizado no bairro Novo Paraíso, estavam praticamente sem material para ser coletado pela Coordenadoria de Limpeza Pública..
A partir dos resultados dessas análises iniciais, a coordenadoria poderá estabelecer um cronograma planejado, considerando o índice de material que tem sido encontrado, em um determinado intervalo de tempo, nos diferentes locais em que se encontram esses ecobueiros, assim como desenvolver outras estratégias que agreguem na limpeza urbana e proporcionem, ao mesmo tempo, a prevenção contra alagamentos, bem como a coleta e o descarte regular do material filtrado pelo ecobueiro.
De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, os ecobueiros evitam que o lixo filtrado chegue aos rios e oceanos, cumprindo com uma das finalidades do projeto. Além disso, Lauro ressalta que os dispositivos “evitam que o lixo fique nas ruas e entupa as redes de drenagem”, salientando que os ecobueiros são compostos de material ecológico.
Ecobueiros
O ecobueiro é um tipo de dispositivo que funciona, basicamente, como um grande cesto de filtragem para capturar o material que iria parar nos rios e canais, poluindo o meio ambiente, ou obstruiria a rede pluvial da capital sergipana, provocando alagamentos e outros transtornos para a cidade.
O primeiro ecobueiro, instalado na região dos Mercados Centrais, foi construído em material de alumínio com gradil, mas, posteriormente, os demais equipamentos já instalados na cidade, assim como os próximos a serem instalados, possuem um material sustentável, produzido em madeira de eucalipto e com uma espécie de tela, com polietileno de alta densidade.
“Este material pouco está sendo utilizado nas capitais em todo o país, onde você encontra dispositivos feitos de forma mais industrializada. Com o ecobueiro de eucalipto, reduzimos o impacto ambiental porque, dependendo do material utilizado para a confecção desse dispositivo, existem alguns metais pesados na sua composição que, se não forem tomados certos cuidados, indiretamente você pode estar, ao invés de ajudando, provocando prejuízo ao meio ambiente”, explica Bruno Moraes.
A previsão da Prefeitura de Aracaju é de que 90 dispositivos sejam instalados em locais estratégicos da cidade, contemplando os bairros de Norte a Sul da capital sergipana. Os equipamentos são monitorados pela Emsurb e pela Defesa Civil de Aracaju, uma vez que sua funcionalidade atende questões envolvidas nestes dois âmbitos da gestão pública.
Foto: Sérgio Silva