FAMES promove encontro de secretários municipais de Saúde, em Brasília
04/08/2022 16:04 em Últimas Notícias

 

Aconteceu entre os dias 1º e 3 de agosto, em Brasília, o Encontro de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe, promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento proporcionou a discussão de pautas relacionadas ao financiamento e aplicação dos recursos da Atenção Primária à Saúde.

Além dos secretários e secretárias, o encontro reuniu prefeitos e prefeitas de municípios sergipanos, deputados federais, e contou a participação de representantes do Ministério da Saúde, do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e técnicos da área da saúde da Confederação, o diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior, a secretária de Estado de Saúde de Sergipe, Mércia Feitosa, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (COSEMS/SE), Enock Luiz.

Com o objetivo de promover a interação entre os secretários e secretárias municipais de Saúde, técnicos da CNM e do Ministério da Saúde, e permitir esclarecimentos de informações e soluções para as dificuldades comuns aos municípios sergipanos, o evento discutiu pontos relevantes sobre o Programa Previne Brasil – o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) – que estabelece novas regras de repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal; sobre a Atenção Especializada; Redes de Atenção e Financiamento; e sobre o Fundo Nacional de Saúde.

Em discurso de abertura, o presidente da CNM reforçou a parceria da entidade com os gestores sergipanos e atualizou o público sobre a atuação do movimento municipalista, pedindo o apoio dos participantes para a busca de novas conquistas. “A nossa parceria vai muito além da atuação política. A FAMES sempre está conosco em busca de melhorias para a gestão”, declarou Ziulkoski.

Ao final, os gestores, juntamente com a FAMES entregaram a “Carta Sergipana da Saúde” ao ministro Marcelo Queiroga, contendo pleitos mais urgentes dos municípios, a exemplo do pedido de apoio técnico e financeiro para a revisão e repactuação dos serviços e da rede de média e alta complexidade no estado de Sergipe.

O presidente da FAMES, Alan Andrelino, disse que a missão da Federação foi cumprida e destacou o empenho e o interesse dos participantes na busca de conhecimentos para a melhoria da saúde dos municípios. “Promovemos além do esclarecimento de temas sobre o financiamento e aplicação dos recursos da Atenção Primária à Saúde, a interação entre os participantes e os técnicos do Ministério da Saúde e da CNM, em espaço de diálogo concedido para promover a autonomia dos municípios na busca de esclarecimentos e de informações adequadas que possam auxiliar na prestação de melhores serviços de saúde para a população sergipana”, pontuou o presidente.

Por Innuve Comunicação

 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!