Para favorecer a mobilidade urbana na capital sergipana e também fazer valer o direito dos cidadãos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju está reforçando a fiscalização nos locais onde é proibido estacionar e nas vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência, em estabelecimentos comerciais.
Esse trabalho segue o que está previsto no Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe o estacionamento nas esquinas e a menos de cinco metros da calçada; muito afastado da calçada; junto ou sobre hidrantes, registros ou tampas de galerias; nos acostamentos, no passeio ou sobre faixa de pedestres, ciclovia, canteiros centrais, gramados ou jardim público; onde houver garagem; impedindo a movimentação de outro veículo; em fila dupla; em pontos de ônibus; nos viadutos, pontes e túneis; na contramão; nas vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência física; e em locais e horários proibidos pela sinalização.
A fiscalização está concentrada, principalmente, no Centro da cidade, onde o estacionamento em locais proibidos é a infração de trânsito mais comum. Além disso, os agentes de trânsito da SMTT também estão percorrendo e fiscalizando as vagas especiais de estacionamento nos estabelecimentos comerciais nos demais pontos da cidade, como explica o superintendente da SMTT, Renato Telles.
“Quem estaciona nas vagas especiais está prejudicando a mobilidade dos idosos e das pessoas com deficiência. Para utilizar essas vagas, é necessário ter o cartão de estacionamento emitido pela própria SMTT e que atesta o direito às vagas. Da mesma forma, o estacionamento em locais proibidos prejudica o trânsito e a circulação nas ruas e avenidas da cidade. Por isso, estamos reforçando essas fiscalizações por toda a cidade, contribuindo para a mobilidade urbana e fazendo valer o direito dos idosos e das pessoas com deficiência”, afirma o superintendente.
Quanto à fiscalização em locais onde é proibido estacionar, Renato conta que a SMTT vem fazendo um trabalho de reposição e instalação das placas de sinalização, especialmente na região do Centro.
“Na rua Itabaiana, por exemplo, havia placas de proibido estacionar, mas, infelizmente, foram furtadas. Fizemos um trabalho de reposição das placas nessa rua e em várias outras do Centro da cidade para a melhoria da fluidez do trânsito. O Centro é uma região bastante movimentada e o estacionamento irregular prejudica o trânsito. Reforçamos a fiscalização, continuaremos fazendo esse trabalho e pedimos aos condutores que sejam conscientes e que respeitem as sinalizações”, alerta o superintendente da SMTT.
Por: Assessoria de Comunicação Social/SMTT