Forró Caju 2022: Prefeitura apresenta plano operacional para os seis dias de festa
22/06/2022 10:43 em Últimas Notícias


De modo a garantir segurança, mobilidade e conforto aos forrozeiros que retornarão à praça de eventos Hilton Lopes, no Centro da cidade, a partir desta quinta-feira, 23, para curtir o maior evento junino do estado, o Forró Caju 2022, a Prefeitura de Aracaju organizou uma ampla logística com ações de segurança e trânsito, além de esquema para serviços da Saúde e da Assistência Social, plano operacional que foi apresentado à imprensa nesta quarta-feira, 22.

Os seis dias de festa contarão com cerca de 60 atrações musicais e artísticas passando pelos palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho, movimentando a cultura sergipana e nordestina. A edição deste ano será ainda mais especial, pois marca a retomada presencial do evento, que ocorreu de forma virtual nos últimos dois anos, por causa da pandemia da covid-19.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, todo o planejamento estratégico para a realização do Forró Caju 2022 vem sendo debatido desde o início do mês de maio.

“Realizamos reuniões entre os órgãos de segurança tanto do Estado como da Prefeitura. Toda a segurança interna do evento será realizada pela Guarda Municipal de Aracaju, e a área externa contaremos com o apoio dos órgãos estaduais. Não será permitida a entrada de bebidas de vidro ou isopor, somente latas. Teremos 80 brigadistas para trabalhar com relação às pessoas que possam passar mal ou sentir algum desconforto para ser transportada até o posto médico. Também teremos cerca de 20 vigilantes na frente do palco, além de seguranças espalhados por todo o evento”, explica o secretário.

Monitoramento e segurança

A segurança desta edição será feita de forma integrada. Por noite, atuarão 300 agentes da Guarda Municipal, 80 brigadistas, cinco da Defesa Civil, seis do Corpo de Bombeiros, 15 da Polícia Militar e cinco da Polícia Civil, que montará uma delegacia itinerante para registrar possíveis ocorrências. Além disso, 160 seguranças privados desarmados farão o monitoramento do local.

O evento será monitorado por 40 câmeras de alta resolução (HD) e alto alcance, com rotação 360º posicionadas estrategicamente e controladas pela base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju, que estará instalada na área do evento.

Esta edição contará, ainda, com o monitoramento por drones, cinco plataformas elevadas de observação e patrulha da área externa feita pelo Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM). A equipe de segurança utilizará radiocomunicação para garantir a efetividade das ações.

Organização e limpeza

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuará no local com 130 servidores, entre fiscais, apoio administrativo, supervisores e motoristas, que revezarão em dois turnos de trabalho.

Durante os dias de evento, serão realizados os serviços de varrição, recolhimento de resíduos e lavagem do espaço com carro-pipa. As equipes realizarão o trabalho diariamente, utilizando cinco veículos, dois coletores e duas caixas.

A Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb fará a organização e fiscalização dos 186 ambulantes que trabalharão nas noites do evento.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertará os serviços de fiscalização do comércio ambulante de alimentos e bebidas com os fiscais da Vigilância Sanitária, e o posto médico, para atendimentos de urgência e emergência.

A equipe da Vigilância Epidemiológica fará o trabalho de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), distribuindo 55 mil preservativos masculinos e femininos. O casal camisinha estará presente na festa, conscientizando os forrozeiros sobre a importância da prevenção.

Será realizada a testagem de detecção da covid, além da vacinação contra a covid e influenza com o Previna Móvel, que será instalado ao lado do posto médico. Qualquer pessoa que estiver participando da festa terá acesso ao serviço, quem desejar fazer o teste rápido deverá apresentar apenas documento de identificação com foto. No caso da vacina, deve apresentar também o cartão de vacinação.

Assistência Social

A Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Direitos Humanos (DDH), em parceria com a Proteção Social Especial, estará no Forró Caju 2022 com o Stand de Direitos Humanos, para atender possíveis violações de direitos humanos que ocorram durante a festa, como racismo, intolerância religiosa, desrespeito e violência contra a mulher, contra a população LGBTQIAP+ e contra as pessoas com deficiência (PCDs).

O Forró Caju contará com o Camarote da Acessibilidade, que comportará 80 pessoas por dia, sendo 40 PCDs e 40 acompanhantes. O espaço segue as normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Assistência Social vai dispor de 54 profissionais atuando nos seis dias de festa, que ficarão espalhados pela praça de eventos e atendendo no stand central.

Trânsito

Durante os dias de Forró Caju, o trabalho dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju terá início às 17h, com a montagem de um binário no sentido Norte da avenida Otoniel Dórea (conhecida como rua da Frente). A partir das 18h, as equipes de trânsito solicitarão aos condutores a retirada dos veículos que se encontram estacionados sem autorização na praça de eventos Hilton Lopes.

Em seguida, se iniciará a operação nos seguintes pontos de bloqueio:

Rua Apulcro Mota/travessa Hélio Ribeiro;
Avenida Otoniel Dórea/travessa Hélio Ribeiro;
Avenida Carlos Firpo/av. Coelho e Campos;
Avenida Simeão Sobral/Av. Antônio Cabral;
Avenida Otoniel Dórea/Av. Simeão Sobral.

Sinalizações temporárias serão instaladas para a orientação dos condutores e pedestres.

Transporte

O sistema de transporte público está garantido durante todos os dias de Forró Caju. Os ônibus e o Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, mais conhecido como Terminal do Mercado, funcionarão normalmente até a meia noite, retornando à operação às 4h. Além disso, haverá dois pontos fixos de táxis para atender o público da festa: na avenida Otoniel Dória e na avenida Antônio Cabral.

 

Foto: Sergio Silva

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!