A plataforma de informações meteorológicas da Prefeitura de Aracaju, ClimAju, passa a fornecer previsões do tempo. O recurso, já disponível à população, consiste em um serviço especializado para monitoramento e prognósticos diários das condições do tempo e da temperatura, na capital sergipana.
Com essa ferramenta, a gestão municipal amplia sua capacidade de observação, prevenção e preparação para instabilidades climáticas que possam impactar a rotina da população e, em especial, dos moradores de áreas de risco, possibilitando, também, que os cidadãos tenham acesso às informações, cotidianamente.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que esse é um recurso que se soma aos já implementados na capital, com o objetivo de torná-la uma cidade cada vez mais resiliente. "Uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, dentro do Projeto Aracaju Resiliente, é, justamente, a contratação de previsões meteorológicas mais assertivas para a nossa capital", frisa.
Com a implementação desse novo serviço, o gestor destaca que há maior dinamismo e assertividade na obtenção de dados, auxiliando no planejamento de ações e atendimento de ocorrências; nas situações de alerta; e otimização dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju.
Acesso
A ferramenta de previsões meteorológicas estará integrada a esse sistema, ClimAju, somando mais uma aba de serviço que irá direcionar o público para o site especializado, contratado pela Prefeitura. Nesse espaço estão disponíveis boletins diários, quinzenais e especiais de previsão do tempo. Também constam nessa página imagens de satélite que orientam as observações e análises das condições atmosféricas.
Já na página inicial do serviço será possível verificar a análise meteorológica para o dia, com informações sobre cada turno e indicação de possíveis alertas.
ClimAju
O ClimAju foi lançado em 28 de agosto de 2020 e está disponível no site da Prefeitura de Aracaju, para que a população acesse o monitoramento das condições meteorológicas, em tempo real, com informações sobre todas as regiões da capital.
É possível observar os locais onde há chuva, em Aracaju, através de câmeras de monitoramento, além de informações distribuídas em mapas e dados, disponibilizados nas abas clima, gráficos e estações. Compõe esse sistema o total de 7 câmeras, com imagens em tempo real, e 17 pluviômetros, instalados em pontos estratégicos da cidade.
Foto: André Moreira