Com ações que ocorreram entre os dias 30/05 a 04/06, a Semana do Meio Ambiente 2022 foi promovida pelo vereador Breno Garibalde e teve como principal objetivo o de reforçar a importância da cidade se desenvolver de forma sustentável. Através de soluções criativas, o parlamentar conseguiu mostrar que existem soluções que preservam o meio ambiente, sem onerar tanto os cofres públicos.
Uma dessas ações, que ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA e com a presença da Escola Estadual Jackson de Figueiredo, foi o plantio de árvores no centro da cidade.
“Nosso centro é muito carente de arborização e isso é algo que sempre me incomodou. Por isso, fiz questão de plantar algumas mudas na Rua de Maruim, onde fica nosso gabinete e também levamos outras mudas para repor árvores removidas da Praça Tobias Barreto. A arborização urbana é fundamental para o bem estar da cidade e já passou da hora de encararmos isso como prioridade”, declarou Breno.
A instalação de uma ecobarreira, foi um dos pontos altos da semana. Esse mecanismo impede a passagem do lixo, para os nossos rios. Para essa ação, o mandato contou com a participação de alunos do Amadeus e com o suporte técnico da Emsurb.
“Ecobarreira é algo super simples de fazer e nós utilizamos materiais reaproveitados. São galões, telas de proteção e cabos de aço que, juntos, fazem a contenção desses resíduos e evitam a poluição dos rios. A Emsurb nos deu bastante apoio, até porque eles já fazem essa ação, mas juntos descobrimos uma forma ainda melhor de executar as ecobarreiras e espero que isso ajude ainda mais a cidade”, explicou o parlamentar.
A Semana do Meio Ambiente contou ainda com a realização de uma oficina de compostagem, em parceria com o Museu da Gente Sergipana, o Instituto Banese e com a presença dos alunos da Escola Estadual Valnir Chagas. E na sexta-feira, o vereador promoveu uma Sessão Especial com o tema: “Emergências Climáticas – do Micro ao Macro”, que contou com vários participantes.
Para finalizar a semana com chave de ouro, Breno realizou uma intervenção urbana em alguns bueiros da Av. Hermes Fontes e logo após ocorreu uma roda de conversa, com o lançamento do Projeto “Coleativa”, que lançou o Espaço Cultural Doca, como mais um ponto de coleta seletiva de Aracaju.
“Os bueiros são um ponto muito delicado da cidade, já que todo lixo que irresponsavelmente é jogado no chão, vai parar neles. Pintamos a frase ‘o rio começa aqui’, justamente com o intuito de conscientizar e tivemos a parceria do Coletivo Camaleão Urbano para essa ação. Depois tivemos o lançamento do ‘Coleativa’, que reforça a importância de mais estabelecimentos comerciais terem responsabilidade social com os resíduos que produzem. E fechamos da melhor forma possível: com uma roda de samba comandada pelo Coletivo Sergipano Mulheres no Samba”, finalizou o parlamentar.
Por Assessoria de Imprensa