As árvores são organismos vivos, elas têm um ciclo, envelhecem, são acometidas por doenças e estão sujeitas às ações das chuvas e dos ventos, que podem acarretar em riscos para a população. Como forma de reduzir a possibilidade de acidentes, a Prefeitura de Aracaju realiza ações preventivas de monitoramento do conjunto arbóreo da capital.
Esse acompanhamento é realizado de forma integrada, com as ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e pela Secretaria Municipal da Secretaria da Cidadania e Defesa Social (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju.
“A responsabilidade da Prefeitura de cuidar da cidade e da vida das pessoas é muito grande, então não podemos incorrer em riscos de tombamento, como temos visto em alguns casos, em especial nesse período chuvoso”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos.
A ação integrada envolve não só o monitoramento, mas também a produção de novas mudas no Horto Municipal, para substituir árvores suprimidas e avançar na arborização de mais áreas da cidade. “A Prefeitura é responsável por planejar e monitorar todas as etapas relacionadas à arborização, do plantio de novas árvores até a autorização da supressão”, relata Alan.
Essa responsabilidade foi o norte da gestão para o plantio de 6.100 mudas, do ano passado para cá, sendo que 500 delas serão distribuídas durante a Semana do Meio Ambiente, ação que será desenvolvida de 8 a 10 de junho.
Supressão de árvores
Quando alguma árvore apresenta qualquer tipo de perigo à população, a equipe de arborização da Sema avalia as condições e, caso sejam identificados motivos reais, como risco de queda ou comprometimento da estrutura da árvore, é autorizada a supressão, que é realizada pela equipe da Emsurb.
“Nosso objetivo principal é proteger a integridade da população. Então, em situações de risco, agimos de forma rápida, tomando as medidas necessárias e prudentes para que não aconteçam acidentes ou prejuízos materiais”, comenta o secretário.
Entre janeiro e abril de 2022, 76 supressões foram autorizadas pela Sema. Qualquer cidadão aracajuano pode solicitar o serviço, por meio da plataforma AjuInteligente, pela ouvidoria da pasta, no número 3225-4151, ou presencialmente, na sede do órgão, que fica na rua Santa Luzia, 926, São José.
O secretário ressalta que, uma vez autorizada a supressão da árvore, a Prefeitura é responsável pela compensação, plantando uma nova muda e cuidando para que possa se tornar adulta, substituindo aquela que foi retirada.
Inventário da Arborização
Para avançar ainda mais no que diz respeito ao monitoramento e avaliação das árvores da capital, a Prefeitura está finalizando o Inventário da Arborização, que trará dados atualizados e detalhados sobre as condições das árvores.
“O objetivo primeiro desse inventário é melhorar nossa condição de monitoramento, conhecendo quantas são as árvores, onde estão localizadas e qual o estado fitossanitário”, detalha Alan.
A partir desses dados, será possível identificar árvores comprometidas por pragas, que apresentam risco de tombamento, àquelas que estão comprometendo a tubulação ou a fiação elétrica. Além disso, as informações estatísticas permitirão que a Prefeitura saiba o índice de árvores por bairros e regiões, planejando de forma mais eficiente o plantio de novas mudas.
Foto: André Moreira