Prefeitura atua de maneira preventiva para reduzir impactos da chuva em Aracaju
20/05/2022 13:25 em Últimas Notícias
Com a chegada de uma frente fria à capital sergipana nesta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Aracaju tem atuado de maneira intensificada, desenvolvendo ações de monitoramento e prevenção, para minimizar possíveis riscos e prestar a devida assistência à população aracajuana no período de chuva. Até o fim da manhã, a Defesa Civil Municipal havia registrado um acumulado de 60 mm de chuva.

Há cerca de uma semana, a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) recebeu o alerta de institutos nacionais sobre a possibilidade de chuva intensa e, em uma ação integrada a demais órgãos e secretarias municipais, reforçou serviços preventivos já realizados cotidianamente pela Prefeitura.

Na quinta-feira, 19, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com membros do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura, e solicitou máxima atenção aos órgãos operacionais da administração municipal, diante da possibilidade de chuvas intensas na cidade, com previsão de registro de 130 mm de volume de água até o próximo domingo, 22, conforme apontam os institutos meteorológicos.

“Temos que estar sempre um passo à frente, nos antecipando aos acontecimentos e olhando para os fatos com acuidade e determinação, como sempre fizemos. A prevenção é fundamental. Temos que estar atentos porque a lógica climática não é mais a mesma, em nenhum lugar do país. É necessário pensar diferente para avançar nas iniciativas. Conseguimos elevar muito a nossa taxa de resolutividade nos últimos anos e devemos nos manter da mesma forma”, destaca o prefeito.

Trabalho preventivo
Com a informação da chegada desta frente fria, a Prefeitura intensificou, antecipadamente, a limpeza dos principais canais da cidade, como o que está localizado na Avenida Airton Teles, assim como o canal do Conjunto Médici. De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o tenente-coronel Silvio Prado, esse trabalho é realizado anualmente, seguindo um cronograma.

“No canal da Airton Teles é realizado o total de seis limpezas. Mas, com essa informação da frente fria, no início da semana nós redobramos a ação de limpeza, principalmente com relação ao descarte irregular que existe nesse local. Muitas pessoas têm a cultura errônea de descartar lixo nas cabeceiras do canal, e em período de chuva esses resíduos podem ser transportados até o canal e dificultar ainda mais a drenagem daquela região que absorve as ruas e avenidas Carlos Pinto, Simeão Sobral e Coelho e Campos”, explica o secretário.

Aviso antecipado
Como um método de prevenção, a Prefeitura mantém a população informada sobre a previsão de chuva intensa na capital, por meio do Serviço de Alerta por SMS 40199, que funciona há quatro anos e já possui mais de 51 mil contatos telefônicos cadastrados. O sistema possibilita que a população receba, de maneira antecipada, informações sobre as condições climáticas bem como alertas sobre os fenômenos que precisam de uma maior atenção.

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. A mesma pessoa pode cadastrar mais de um CEP, caso tenha interesse.
 
Foto: Sérgio Silva
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!