Prefeitura conclui primeira etapa da revitalização do Parque da Sementeira
19/05/2022 14:35 em Últimas Notícias

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), concluiu a primeira etapa da obra de revitalização do Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), iniciada no segundo semestre de 2021. Para a execução do projeto, foram investidos mais de R$2,5 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Essa fase consistiu na retirada do antigo cercamento, instalação da nova estrutura composta de gradil, alvenaria de pedra granítica e bloco cerâmico, além da ampliação da área de estacionamento e projeto visual e paisagístico, com o plantio de 779 árvores, sendo 95 arbóreas, 37 palmeiras, 146 arbustos e 501 herbáceas. Além disto, também foram plantados 9.553,86 metros quadrados de grama, apenas na parte externa do parque.

 

Segundo a coordenadora ambiental da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Heloísa Thaís Rodrigues de Souza, a etapa é um marco para o desenvolvimento sustentável do município. “É a primeira das três fases de revitalização. Ela atende o desenvolvimento sustentável principalmente porque visa questões de melhorias do espaço de lazer aproveitado pelos cidadãos, além da acessibilidade e cuidado ambiental, contemplando espécies paisagísticas”, completa.

 

Projeto

 

Além de toda arborização e revitalização já realizada na parte externa do parque, a gestão municipal também pretende reformar a parte interna, ampliando a área arborizada, incluindo espaços para a prática esportiva e para shows. Desta forma, será construído uma pista de corrida e de ciclismo, uma concha acústica e uma galeria de arte, além da reforma do vestuário de futebol e da área dos quiosques para realizar pequenos eventos.

 

Outra mudança prevista é a retirada das sedes das Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) que ficam localizadas no parque.

 

Foto André Moreira

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!