O Aracaju Cidade do Futuro, programa planejado pela administração municipal, está avançado na fase de negociação junto ao Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), instituição que financiará 105 milhões de dólares, com a garantia da União, para a execução de projetos de infraestrutura em benefício de mais de 20 comunidades em toda a capital sergipana.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, representantes do NBD já vieram a Aracaju em duas missões de trabalho, para verificar a situação econômica do Município, “e constaram que temos capacidade econômica para receber o empréstimo, além de verificar as condições sociais e os impactos ambientais do projeto”, ressalta.
A expectativa, conforme o secretário, é que, no segundo semestre deste ano, a proposta para financiamento seja aprovada pela diretoria do banco, que tem sede em Shangai, na China. “A partir daí o projeto passa pela aprovação do Tesouro Nacional, o contrato é assinado e poderão ser iniciadas as primeiras obras, o que deve ocorrer em 2023”, detalha.
Pacote de obras
A partir do programa "Aracaju Cidade do Futuro", o Município executará um conjunto de obras estruturantes em mais de 20 comunidades da cidade, da antiga Zona de Expansão, de loteamentos nos bairros Soledade e Porto Dantas, na zona Norte, passando pela dragagem e recuperação da macro e microdrenagem do bairro Jabotiana.
O empréstimo será investido em obras de saneamento básico e infraestrutura, como drenagem, pavimentação e recuperação de vias, além de promover o avanço da urbanização, que darão uma nova cara à capital sergipana.
Entre as principais obras que serão executadas com os recursos, destacam-se a dragagem do rio Poxim; a infraestrutura dos canais do Médici e da antiga Zona de Expansão; a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo; e a recuperação de mais três importantes corredores de trânsito da capital: as avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão. Também estão incluídas a urbanização dos bairros Areia Branca (1ª e 2ª etapa), Mosqueiro (1ª etapa) e dos loteamentos Costa Verde I, Recanto da Jaqueira, Porto do Gringo e Copacabana.
Ainda fazem parte do pacote de intervenções a infraestrutura dos loteamentos Jardim Recreio, Luciana, Novo Horizonte (bairro Santa Maria), Visconde de Maracaju II, São Sebastião (ambos no bairro Cidade Nova), Jardim do Coqueiro, Estrada do Aloque (bairro Jabotiana), Parque Mar e Sol (bairro Farolândia), Diana e rua dos Poetas (bairros Aeroporto e Atalaia), além da complementação da infraestrutura do loteamento Paraíso do Sul, no Santa Maria. Além disso, também será realizada a recuperação da avenida Melício Machado.
Foto: André Moreira