Ao visitar as instalações do Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju, a senadora Maria do Carmo Alves (PP) se comprometeu em ajudar os dirigentes da instituição a estruturar uma sala cirúrgica exclusiva para mulheres, assim como contribuir com medidas que visam a ampliação dos atendimentos.
“Formulamos o convite a todos os parlamentares, e a senadora Maria do Carmo foi a primeira a comparecer”, disse a presidente da instituição, Débora Cristina Santos Leite, que a recebeu juntamente com o vice-presidente Rubens dos Anjos. “A senadora sempre teve forte identificação com as pautas voltadas à saúde da mulher”, revelou a médica.
Débora explicou que o objetivo é que os parlamentares sergipanos tenham ciência das dificuldades enfrentadas pelo Hospital e Maternidade para manter a assistência às mulheres beneficiárias do Sistema Único de Saúde. “Se conseguirmos a verba necessária para criação da sala cirúrgica, poderemos realizar procedimentos minimamente invasivos, proporcionando às pacientes mais segurança e conforto na sua recuperação, oportunizando o atendimento a um número maior de usuários”, informou.
Ela acrescentou que em processos pouco agressivos, as mulheres poderão retornar às suas atividades em poucos dias. “Sem contar que isso melhora a sua qualidade de vida e otimiza o serviço, porque com a mesma quantidade de leitos, teremos condições de fazer muito mais”, declarou.
Para Maria do Carmo, poder contribuir com o Hospital e Maternidade Santa Isabel é garantir a manutenção e a qualidade do serviço público ofertado pelas duas unidades. “Estamos juntas. Já conheço a importância do Santa Isabel para o povo sergipano, especialmente para as mulheres, e sei o quão difícil é manter essa estrutura sem apoio. Vamos unir forças para ajudar a reduzir as dificuldades”, assegurou.
A senadora, que encerra o seu mandato em dezembro próximo - e não disputará a reeleição - destacou que o seu gabinete continua à disposição dos dirigentes e dos pacientes. Maria lembrou que a maternidade Santa Isabel – que tem 122 anos de existência - é referência no atendimento materno-infantil pelo SUS, com serviço de UTI materna e neonatal e realiza, uma média de, cerca de mil partos por mês.