Comunidade escolar comemora reforma e ampliação da creche Ana Luíza Mesquita
07/02/2022 11:59 em Política

A comunidade do José Conrado de Araújo, bairro localizado na zona Oeste de Aracaju, foi beneficiada, na semana passada, com a entrega da reforma e ampliação da creche Ana Luíza Mesquita da Rocha. Voltada para a primeira infância, a unidade representa o cuidado e o comprometimento da Prefeitura de Aracaju com os anos iniciais da formação de um indivíduo e, para isso, a creche dispõe da estrutura necessária para garantir às crianças a devida assistência para uma educação de qualidade.

Mais do que uma creche equipada, a unidade representa, ainda, a oportunidade de constituir novos horizontes por meio da educação e, neste sentido, ganha toda a comunidade escolar: equipe diretiva, professores, alunos, pais de estudantes e a população local que poderá receber os frutos que, hoje, estão sendo cultivados.

Diretamente envolvida, tanto com professores e alunos como também com os pais e a própria comunidade do José Conrado de Araújo, a diretora da unidade, Érica dos Santos, ressalta a representatividade da reforma e ampliação da creche.

“A escola é uma grande família. Aqui passaram em muitos casos avós e pais daqueles que, hoje, são alunos. Virou uma escola símbolo de tradição entre várias das famílias do bairro. Sempre tivemos um ensino e uma educação de qualidade, mas precisávamos de uma estrutura para oferecer à comunidade e aos alunos, estes que são os nossos bens maiores, o nosso futuro. Agora, poderemos ofertar essa estrutura de qualidade. Primeiro, com a reforma na escola e, depois, com a reforma e ampliação da creche. Vamos continuar o trabalho prezando pela qualidade e, aqui, os alunos terão alimentação cuidadosamente pensada, higienização, para além do ensino em si, um cuidado em sua integralidade”, ressalta Érica.

A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e presidente do Conselho Municipal da Educação, Núbia Lira, destaca a importância de investimentos voltados à educação desde os primeiros anos. "Essa renovação na Emei [Escola Municipal de Educação Infantil] representa a dignidade para essa comunidade, representa um espaço de acolhimento das crianças na primeira infância e a creche, onde acolhemos crianças até 3 anos de idade, é de alta relevância no sentido do desenvolvimento humano", explica.
 
De acordo com Núbia, a criança que frequenta a creche, a pré-escola, com a proposta pedagógica como a que é proporcionada na rede municipal, com profissionais qualificados, com acesso a equipamento pedagógicos, com o cotidiano recheado de ricas experiências de aprendizagem e desenvolvimento, "só tem a colher excelentes frutos em seu desenvolvimento, ao longo da escolaridade e da sua vida adulta". "São pessoas que terão muito mais autonomia, que serão encorajadas a ocupar os seus espaços sociais de forma qualificada, conquistando o que há de melhor”, pontua a coordenadora.
 
Nova estrutura
Reconstruída a partir de um investimento de quase R$600 mil em recursos próprios do Município, a creche passou a contar com sala de leitura, refeitório, área de serviço com lavanderia, depósito de material de limpeza, banheiros infantis e adultos adaptados para pessoas com deficiência, secretaria e almoxarifado. A obra também incluiu a ampliação de três berçários, com inclusão de banheiros infantis dentro de cada um com área para banho; de depósitos; e da cozinha.

Mãe de aluna e também professora da escola, Wennya da Conceição Santos se sente inteiramente contemplada com a nova estrutura. “Essa unidade representa uma vitória para a nossa comunidade. Esperávamos ansiosos por essa reforma e, agora, temos um espaço confortável, seguro, com todos os aparelhos necessários para facilitar o trabalho do professor e para que os pais possam deixar os seus filhos com tranquilidade. É uma escola que não perde para nenhuma outra”, considera.

No ano em que a escola tem a reforma concluída é o mesmo em que a filha de Rosita Santana, a pequena Mariana, vai iniciar a vida escolar. “Chegou em boa hora. Há tempos sonhávamos com essa melhoria. Para nós, é uma grande satisfação e eu não tenho nem palavras para agradecer. Está tudo belíssimo e, com certeza, será a segunda casinha de Mariana. Sonho que tendo uma educação de qualidade, minha filha possa chegar onde eu não pude e que seja feliz e realizada na profissão que ela escolher”, frisa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!