"Nem esquerda, nem oposição"
O senador Rogério Carvalho se depender de suas publicações nas redes sociais parece ser um político de esquerda e oposição. Nem uma coisa, nem outra. Na definição de um aliado de um dos pretensos candidatos ao governo estadual, o senador petista "se especializou em fake news". Ele questiona o fato de Rogério se juntar com "o que tem de pior no Senado Federal", se referindo a Renan Calheiros e Omar Aziz, e pousar de esquerda, "é ou não uma fake news"?
A definição sobre o senador petista segue, e quando o assunto é a candidatura de oposição em Sergipe, surge o grito: "quem? Rogério Carvalho oposição? De quem? Só se for dele mesmo". Depois mais suave a justificativa: "o PT acha que vai enganar o povo se dizendo oposição, depois de tanto tempo sem largar o osso, e por causa da eleição sair dizendo que o governo não presta nisso, é preciso avançar naquilo, e por aí vai? Aracaju já deu a resposta pra eles na eleição passada com Márcio Macedo, e se for pra campanha com esse discurso de oposição fake vai ser no estado em 2022". A conclusão: "Rogério Carvalho nem é esquerda, nem oposição".
OAB renovada
A eleição da OAB de Sergipe foi surpreendente, ainda mais o resultado que saiu do controle do grupo que domina a Ordem há mais de vinte anos. Como gosto de dizer: um hora as categorias cansam do rodízio dos mesmos. E foi isso que aconteceu com a eleição do jovem advogado Daniel Costa, que presidirá a OAB Sergipe a partir de janeiro de 2022. Boa gestão para os eleitos, e que devolvam a Ordem para a defesa das causas do povo.
Bolsonaro sem partido
O que não faltará para o presidente Bolsonaro será partido político para ele assinar sua filiação. Essa indefinição e até cancelamento de ato para esta finalidade é natural no contexto da política. Ninguém abre as portas da sigla sem discutir os ônus e bônus de quem tá entrando. A mesma coisa acontece com quem pode entrar. Antes de atravessar a porta que se abriu naquele instante é preciso alcançar a exaustão nas tratativas, e que às vezes são discussões tensas mesmo. A "imprensa da abstinência" é que está imaginando noticiar Bolsonaro sem partido e impedido de disputar a reeleição.
Fábio surfista
Acho que me lembro no passado de ter visto o jovem Fábio Mitidieri com uma prancha de surf debaixo do braço e depois descendo umas ondas. Agora em outro cenário (na política) o mesmo Fábio continua surfando várias ondas e com manobras variadas. Não sei antes, apenas vi, não acompanhei sua performance dentro do mar, mas, na política tem surfado muito bem, fazendo uma boa leitura das ondas para encaixar suas manobras. Como o papo é surf, Aloha!
Valmir de Francisquinho
O telefone que tocou para uma possível conversa com o presidente Bolsonaro por esses dias, continua se comunicando com lideranças estaduais sem uma definição de qual candidatura disputará a eleição de 2022. Valmir de Francisquinho já disse que candidato será. A quê? Só no tempo certo e sem pressa. "Tá todo mundo conversando, e eu também", disse Valmir. Outra declaração do ex-prefeito de Itabaiana que não deve ser esquecida é a que ele anunciou seu voto em Ulices Andrade ou Fábio Mitidieri para o governo do estado. Alguém esqueceu?
Georgeo na pauta
A sessão desta terça-feira, 16, não foi muito boa para o deputado Georgeo Passos. O parlamentar recebeu duras críticas de colegas do parlamento jamais vistas nesta legislatura. Até mesmo para fazer oposição é preciso ter jogo de cintura. Se publicizar demais tentando ofuscar o coletivo, corre o risco de ter uma Casa inteira contra você. E não é boa coisa. O deputado é muito gente boa, mas o Legislativo é "coisa brava". Já dizia o saudoso Reinaldo Moura: "na porta da Assembleia tem um mata burro, portanto, nenhum dos vinte quatro deputados estariam aqui se não fossem inteligentes". Se liga, "Mago"! O senhor e mais vinte e três atravessaram a porta da Alese. Não queira navegar sozinho na faixa da luz, imaginando que os demais ficarão no escuro. Sua inteligência lhe faz convicto que a maioria no parlamento é soberana. #tenhodito