Jackson para o senado e com Lula na base do governo?
16/10/2021 07:51 em Política

Ser senador da República sempre foi um sonho do ex-governador Jackson Barreto que foi superado em 2018 pelo delegado Alessandro Vieira e o petista Rogério Carvalho. 

JB que até anunciou sua aposentadoria antes de deixar o executivo estadual mudou de idéia e candidatou-se para preencher uma das duas vagas daquela eleição, inclusive contrariando um vídeo de uma entrevista concedida para Gilmar Carvalho, onde pedia  aos eleitores que não votassem nele para qualquer candidatura. 

Evidente que seus concorrentes usaram bem o vídeo contra o ex-governador, e findou empurrando sua pretensão do senado para baixo, ficando com a quarta colocação no resultado final, atrás inclusive do ex-deputado federal André Moura.

Jackson continua sem querer aposentadoria, e anunciou uma pré candidatura para deputado federal em 2022, agora com mudança de rumo, declarando que deseja novamente disputar o senado. O desejo de ser senador aflorou logo após a decisão do STF contrária ao ex-deputado federal André Moura, que é aliado do governador Belivaldo Chagas.

O governador que já não esconde a prioridade da candidatura do senado dentro do seu grupo para André, disse a JB que o desejo era um direito dele, mas, a decisão seria do grupo por ele liderado. Até as conversas com o grupo foram adiadas pelo próprio Belivaldo, que afirma ser pela questão que envolve a decisão do STF contra Moura. 

Jackson com Lula?

A possibilidade de candidatura de Lula pelo PT para presidência da República criou um imbróglio no território sergipano, uma vez que dentro do bloco aliado do governo existem outras siglas que também poderão ter candidatos a presidente, a exemplo do PDT, do próprio PSD, e do atual presidente Bolsonaro que pode se filiar ao PP. Mas independente disso JB já afirmou que deseja ser candidato ao senado e que estará no palanque de Lula no estado.

O cenário até dias desses parecia pacificado quanto as candidaturas para o Planalto. Dava a impressão que o grupo decidiria pelas questões locais, e deixaria à vontade e pelas conveniências dos partidos os palanques de seus presidentes. Ocorre que novos fatos aconteceram e o tempo fechou na relação entre o candidato ao governo do PT, senador Rogério Carvalho, e o governador Belivaldo Chagas, que foi excluído publicamente do vocabulário de Rogério pelo resto da vida.

Esse é o ambiente que Jackson insiste ser o candidato a senador do grupo do governador, e frequentar os palanques com Lula em Sergipe, que estará pedindo pelo candidato a governo de seu partido, neste caso, Rogério Carvalho. A conta não fecha.

Na dúvida do que pode vir por aí e com a "barba de molho", Jackson já fala de sua permanência no MDB, de onde havia anunciado sua saída, como quem prevê dificuldades para encaixar sua candidatura ao senado no bloco de Belivaldo, e assim sendo, leva o partido para uma aliança com o PT em Sergipe, garantindo o seu desejo de ser senador.

Ruptura

Não há como dizer diferente que já existe uma Ruptura flagrante entre os governistas, principalmente com o Partido dos Trabalhadores de Rogério Carvalho, que apagou o governador de sua agenda. 

É lógico que Belivaldo reagirá contra as declarações do senador petista sem pressa, e estudando detalhadamente a melhor estratégia para agir nos espaços administrativos ocupados pelo PT, e fazer as mudanças que fortaleçam seu candidato para enfrentar aquele que agora o considera um desafeto.

São por essas e outras que acredito na possibilidade de Jackson Barreto ser mesmo candidato ao senado, porém, fora do bloco governista e apoiando Rogério e Lula para o governo e presidência respectivamente.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!