Prefeitura de Aracaju vacinará adolescentes com comorbidades a partir deste sábado, 4
04/09/2021 05:35 em Saúde

A Prefeitura de Aracaju dará, neste sábado, 4, um importante passo na vacinação contra a covid-19, ao iniciar a imunização dos adolescentes. Nesta nova etapa, serão vacinados os residentes do município, de 12 a 17 anos, com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes, puérperas e lactantes e aqueles que estão privados de liberdade. A vacinação ocorrerá em oito pontos até o dia 10 de setembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 3, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, através das redes sociais.

"O meu coração está cheio de felicidade por poder anunciar a vacinação dos adolescentes. Iniciaremos neste sábado com o grupo de adolescentes com comorbidades, deficiências permanentes, grávidas, puérperas, lactantes e os privados de liberdade. Até o dia 10, estas pessoas de 12 a 17 anos, que se encaixam no novo grupo, devem procurar os nossos pontos fixos ou o drive-thru da Sementeira para receber a sua imunização", afirmou Edvaldo.

Serão disponibilizados oito pontos para a vacinação deste novo grupo: as Unidades Básicas de Saúde Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo); os shoppings Riomar (Coroa do Meio) e Aracaju Parque Shopping (Industrial); as universidades Tiradentes (Augusto Franco) e Maurício de Nassau (avenida Augusto Franco); o auditório da Escola Presidente Vargas (Siqueira Campos) e o drive-thru do Parque da Sementeira.

Para receber a vacina, as pessoas que fazem parte do grupo priorizado nesta fase devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome dos pais e relatório médico que ateste a comorbidade. Nos pontos fixos, a vacinação ocorrerá das 8h às 16h. Já no drive, o acesso ao imunizante se dá de 8h às 17h, após cadastro no Portal “VacinAju” e liberação do código autorizativo.

São consideradas comorbidades pelo Plano Nacional de Vacinação: diabetes Mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente, estágio 3 ou estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo/comorbidade; doenças cardiovasculares; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves (doença falciforme e talassemia maior); obesidade mórbida e cirrose hepática.

Pelo Plano Nacional, também fazem parte grupo prioritário os cidadãos com deficiência permanente, que apresentem limitação motora; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos; e com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar e outras. Atualmente, a capital sergipana possui 453.345 pessoas vacinadas contra a covid-19, com a primeira dose, o que representa 88% da população adulta e 68% da população geral.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!